O deputado estadual Marcus Cavalcante (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta quarta-feira, 27, para pedir mais transparência na aplicação dos recursos anunciados pelo governo federal para a reconstrução da BR-364, que liga Rio Branco ao Vale do Juruá.
No início de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) veio pessoalmente ao estado assinar ordem de serviço para, ainda este ano, recapear a maior estrada no Acre, que sofre com buracos e outros tipos de deterioração em vários de seus trechos. Os investimentos ultrapassam R$ 800 milhões.
O deputado comemorou o anúncio, mas quer mais detalhamento das obras. “Era bom o Dnit informar a população sobre o que já foi liberado em recursos e o que está para ser liberado, para que os acreanos tenham esse conhecimento do que está sendo executado”.
A preocupação do parlamentar tem um motivo: a aproximação do período chuvoso na Amazônia. “Daqui a dois meses o inverno chega e nós vamos ter dificuldade de trabalhar”, disse.

Na visita de Lula ao Acre, o ministro dos Transportes Renan Filho afirmou que as obras poderão ser realizadas normalmente durante as chuvas. Isso porque o Dnit aplicará na rodovia uma camada de pavimento conhecida como macadame hidráulico, que faz com que a água da chuva não comprometa os trabalhos.
Ainda assim, Marcus Cavalcanti mostrou ceticismo sobre o novo método. “Nós sabemos que o inverno na nossa região é rigoroso e talvez não fique um trabalho de boa qualidade. Portanto, precisamos avançar, principalmente nesse período de verão, porque é triste ver a situação em que se encontra a nossa BR”.