Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Federação União Progressista confirma preferência por Mailza na disputa pelo governo em 2026

Federação União Progressista confirma preferência por Mailza na disputa pelo governo em 2026

Vice-governadora Mailza Assis e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira - Foto: Reprodução/Instagram

A vice-governadora do Acre Mailza Assis, do Progressistas, teve sua pré-candidatura ao governo reforçada durante o lançamento oficial da federação do seu partido com o União Brasil, realizado nesta terça-feira, 19, em Brasília.

Durante o evento, o presidente nacional do partido dela, Ciro Nogueira, um dos arquitetos e líderes da federação recém-criada, ressaltou o nome de Mailza para a disputa eleitoral de 2026, em recado à militância da sigla.

“Vocês, do Acre, estão dando um exemplo de união para o nosso partido e para o nosso país com uma grande gestão que eu tenho certeza que, nas mãos dessa grande mulher, continuará a ser um exemplo para todos nós, progressistas do Brasil. Conte comigo sempre”, disse o dirigente.

Na ocasião, Mailza ainda posou para foto ao lado do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, que a também a apoia na empreitada rumo ao governo.

Federação União Progressista confirma preferência por Mailza na disputa pelo governo em 2026
Mailza e o presidente nacional do União Brasil. Antônio Rueda, à direita – Foto: Reprodução/Instagram

O governador Gladson Cameli, que deve presidir a aliança no Acre e conduzir o processo eleitoral do ano que vem, também tem reforçado, em diversas ocasiões, sua preferência por Mailza.

Esta não foi a primeira vez em que a vice-governadora ganhou as bênçãos de lideranças nacionais do PP e UB. Em abril, Ciro Nogueira já havia citado a pré-candidatura dela em evento em Brasília com Rueda.

Recados

O fortalecimento do nome de Mailza em encontros desse tipo também tem o objetivo de passar um recado ao senador Alan Rick (União Brasil), que também é pré-candidato ao governo e lidera as pesquisas de intenção de voto.

Para manter sua pré-candidatura, ele terá de mudar de partido. No radar do parlamentar federal estão o PSD e Republicanos. Rick também está sendo cortejado pelo MDB e Novo.

O parlamentar federal rompeu com Gladson Camelí no início deste ano, após ver exonerados da gestão estadual sua mãe, irmã e dois amigos.

A menção à pré-candidatura da vice-governadora por lideranças da federação também passa um recado para o próprio Progressistas no Acre de que, pelo menos por hora, a bola é de Mailza, frustrando qualquer tentativa de outros quadros do partido se projetarem para a disputa.

Sair da versão mobile