A deputada estadual Maria Antônia (Progressistas) cobrou, na sessão desta quarta-feira, 27, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a instalação de agências da Caixa Econômica Federal nos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, na região do Vale do Juruá.
Segundo ela, os usuários do banco precisam se deslocar até Cruzeiro do Sul para acessar os serviços presenciais.
A situação é ainda mais complicada em Mâncio Lima, onde vários moradores da zona rural precisam se deslocar até o perímetro urbano pelos rios Moa e Azul antes de pegarem a estrada para a segunda maior cidade do Acre.
“Aquele município está em constante crescimento. A população do Rio Moa e do Rio Azul é grande e, às vezes, não consegue resolver suas pendências por falta de uma agência na cidade. Tem todo um custo para irem a Cruzeiro do Sul, além dos transtornos. Então a população está muito satisfeita”, disse Antônia.
Com cerca de 20 mil habitantes, Mâncio Lima conta apenas com casas lotéricas, que, segundo a deputada, não suprem as necessidades da população, “especialmente no que diz respeito a serviços como abertura e movimentação de contas, administração de poupança, financiamentos e programas habitacionais”.
Já Rodrigues Alves contava com uma agência da Caixa, porém, o espaço foi fechado, causando transtornos aos habitantes, que precisam pegar balsa e atravessar o rio para chegar a Cruzeiro do Sul e acessar os serviços do banco público.
“Vou entrar em contato com o superintendente da Caixa para ver o que aconteceu. Mesmo pequenininha, essa agência servia à população. E agora as pessoas se sentem incomodadas com a falta desse serviço”.