Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No retorno à Câmara, Kamai tira onda com Bolsonaro: ‘tô podendo sair de casa, então vou trabalhar’

No retorno à Câmara, Kamai tira onda com Bolsonaro: 'tô podendo sair de casa, então vou trabalhar'

Foto: Juan Vicent Diaz

O vereador de Rio Branco André Kamai (PT) ironizou, na manhã desta terça-feira, 5, a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada nesta segunda, 4, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No retorno aos trabalhos da Câmara Municipal, após duas semanas de recesso, o único parlamentar abertamente de esquerda na Casa gravou vídeo no plenário e disparou: “eu tô podendo sair de casa, né, então tamo aqui. Vou trabalhar”.

Bolsonaro recebeu mandado de prisão após descumprir medida cautelar imposta a ele. Na decisão, Moraes afirma que o ex-presidente veiculou conteúdo nas redes sociais dos filhos durante as manifestações de domingo, o que era proibido.

Bolsonaro é réu em cinco processos no Supremo, entre eles tentativa de abolição do estado democrático de direito no contexto das eleições presidenciais de 2022, quando saiu derrotado para Lula (PT).

A acusação sustenta que a trama golpista, supostamente chefiada pelo ex-presidente, culminou nos atos de vandalismo contra as sedes dos três poderes em 8 de janeiro de 2023. Há provas de que manifestantes tiveram sua ida a Brasília não só estimulada, como financiada por setores da extrema direita.

A ideia do ato, segundo a denúncia, era criar um clima de caos na capital do país para justificar reação das forças armadas, em um planejamento que incluía até mesmo o assassinato de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e de Moraes.

Além de preso, Bolsonaro está inelegível e faz uso de tornozeleira eletrônica.

 

Sair da versão mobile