À espera da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sede da Cooperacre, em Rio Branco, na manhã desta sexta-feira, 8, o seringueiro e ativista ambiental Raimundo Mendes de Barros, conhecido como Raimundão, expressou emoção e orgulho ao comentar a visita presidencial ao estado. Primo e braço direito de Chico Mendes, Raimundão é uma das lideranças históricas do movimento extrativista em Xapuri, na Reserva Extrativista Chico Mendes.
“É um motivo de orgulho para todos aqueles que lhe admiram, que lhe acompanham. Outra coisa importante é que ele está vindo ao Acre para deixar recurso para esse Estado, que sendo um Estado pobre, mas infelizmente ainda tem preconceito de ser pobre. Então isso é um motivo de a gente ter muito sentimento”, disse Raimundão.
O ativista também destacou a trajetória de Lula como líder popular. “Sem dúvida nenhuma, ele está cumprindo a agenda de presidente dos trabalhadores e das trabalhadoras desse país. Isso muito nos orgulha.”
Em nome da categoria dos seringueiros, Raimundão enfatizou a representatividade do momento. “É muito, muito orgulho para nós. Estou aqui falando em nome de toda a minha categoria de seringueiros, principalmente daqueles seres conscientes.”
Agenda do Lula no Acre
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Rio Branco por volta das 9h50 desta sexta-feira, 8, dando início à sua agenda oficial no Acre. Após ser recepcionado pelo governador Gladson Cameli, o presidente embarcou em um helicóptero rumo à primeira atividade: visita à Casa de Acolhida Souza Araújo, que presta assistência a ex-hansenianos.
Lula chegou acompanhado dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Educação, Camilo Santana, além do presidente da ApexBrasil, ex-senador Jorge Viana, e outras autoridades.
Em seguida, o presidente participará do evento na Cooperacre, onde será anunciado um pacote de investimentos federais no Acre, que somam R$ 1,1 bilhão. O principal anúncio é a liberação de R$ 870,9 milhões para obras na BR-364. Também estão previstos investimentos em energia elétrica, educação, regularização fundiária, concessão de créditos rurais, abastecimento de água potável e restauração ecológica.
Ver essa foto no Instagram