A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Acre, nesta sexta-feira, 8, foi recebida com entusiasmo pelo secretário de Agricultura do Estado, José Luis Tchê, que destacou a importância do apoio federal ao setor produtivo e defendeu o fim de embargos que atingem produtores locais.
“Hoje é um dia feliz, de ver o presidente aqui, mas eu estou mais feliz ainda porque ontem conseguimos ajudar a ciência e os acadêmicos da Universidade Federal com a implantação de um laboratório de bromatologia e do leite, que vai nos ajudar muito”, afirmou Tchê, se referindo à iniciativa voltada à análise da qualidade de alimentos e do leite produzido no estado.
Para o secretário, a presença de Lula no Acre representa não apenas reconhecimento, mas também uma oportunidade concreta de avançar com políticas públicas e tecnologias para a agricultura. Ele reforçou que o estado cumpre um papel importante na preservação ambiental e que isso precisa ser considerado nas decisões do governo federal.
“O Acre é um estado que lutou para ser do Brasil e que preserva. E essa preservação tem um custo. Com a vinda do presidente deixando recursos para a gente melhorar e avançar, isso ajuda muito. O mais importante, e a pergunta que eu faria ao presidente, é: de que forma ele poderia nos ajudar com os embargos aos nossos produtores rurais? Porque, se esses embargos continuarem, vão inviabilizar nossa produção e vai faltar alimento na mesa do povo acreano”, declarou.
A agenda presidencial inclui o anúncio de R$ 1,1 bilhão em investimentos no estado, com destaque para recursos voltados à BR-364, ampliação do acesso à energia elétrica, educação, abastecimento de água e regularização fundiária.
Ver essa foto no Instagram