O vereador de Rio Branco André Kamai (PT) chamou o senador Márcio Bittar (União Brasil) de “inútil” na sessão desta quarta-feira, 20, na Câmara Municipal, após o parlamentar federal espalhar desinformação sobre as vacinas contra a Covid-19 durante entrevista a um veículo local de comunicação.
Na ocasião, Bittar disse que os imunizantes causaram efeitos colaterais graves, chegando a levar pessoas à morte por embolia, por exemplo. “Você nem pode chamar aquilo de vacina. Aquilo que nós colocamos no nosso corpo é tudo experimental, com efeitos colaterais comprovados”, afirmou.
Ao ser questionado sobre a queda no número de mortes por Covid-19 após a chegada das vacinas, o senador voltou a pôr os imunizantes sob suspeição. “Há controvérsia”, disparou, contrariando a ciência, que comprovou a eficácia e a importância das vacinas para frear casos graves e mortes pelo coronavírus.
Na tribuna da Câmara, Kamai reagiu: “Depois de a gente ter vencido uma pandemia, com tantas perdas, tanta dor, ainda tem alguém disposto a fazer campanha antivacina. Não consigo compreender como é que alguém, a preço de uma disputa eleitoral, continua empurrando pessoas pro abismo da morte”.
Ainda em seu discurso, o vereador falou das consequências das campanhas antivacina, protagonizadas por setores da extrema direita. “A queda da cobertura vacinal levou à morte e trouxe de novo doenças que a gente já não tinha mais. Nós estamos em risco alto de poliomielite. Nós voltamos a ter sarampo. Portanto, esse desserviço, que a política às vezes faz, leva as pessoas à morte. E isso nós não podemos aceitar”.
“Daqui a pouco nós vamos ter crianças sofrendo com doenças que estavam superadas porque os pais são influenciados por coisa desse tipo e não levam seus filhos para vacinar. Os pais acabam sendo tão vítimas quanto as crianças, mas as maiores vítimas são as crianças”, continua o parlamentar municipal.
As declarações de Bittar sobre vacinas causarem embolia não têm comprovação. Já foi atestado cientificamente que a própria infecção por Covid-19 é o que eleva, por semanas e meses, o risco dessa complicação. Risco esse que é reduzido substancialmente após a administração da vacina.
Se há riscos de complicações nos imunizantes, a ciência é clara ao dizer que os benefícios da vacinação superam amplamente os supostos perigos, ao reduzir as hospitalizações e óbitos por Covid-19.
Estudo publicado neste ano pela Jama Health Forum afirma que as vacinas salvaram 2,5 milhões de vidas em todo o mundo até 2024.