11 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Unicef: número de crianças obesas supera o de desnutridas pela 1ª vez

No Brasil, a taxa de crianças e adolescentes obesos disparou nos últimos 25 anos, passando de 5% para 15%.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
11/09/2025 - 10:42
Getty Images

Getty Images

Manda no zap!CompartilharTuitar

Pela primeira vez na história, o número de crianças e adolescentes obesos no mundo superou o de desnutridos. Entre os anos 2000 e 2025, a prevalência de desnutrição infantojuvenil diminuiu de 13% para 9,2%. No mesmo período, a porcentagem de obesidade subiu de 3% para 9,4%. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (10/9) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O levantamento revela que uma a cada cinco crianças ou adolescentes com idades entre 5 a 19 anos está acima do peso no mundo, representando quase 391 milhões de pessoas. Entre elas, cerca de 188 milhões estão na faixa da obesidade. O cenário só não foi visto na África Subsaariana e no Sul da Ásia, onde existem mais jovens desnutridos.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A obesidade eleva o risco de resistência à insulina, pressão alta, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, como no pâncreas e fígado.

O Brasil aparece no relatório como um dos países que mais representa a mudança nesse panorama. Em 2000, 5% da população infantojuvenil estava na faixa da obesidade, contra 4% na da desnutrição. Em 2022 a obesidade disparou, chegando a 15% e a desnutrição diminuiu para 3%. A taxa de crianças e adolescentes com sobrepeso também cresceu, passando de 18% para 36%.

O relatório Alimentando o Lucro: como os Ambientes Alimentares Estão Falhando com as Crianças foi desenvolvido a partir dos dados de mais de 190 países. Eles apontam que países das Ilhas do Pacífico tiveram a maior prevalência de obesidade nessa faixa etária, atingindo 30%.

A prevalência também é alta em países de alta renda. A porcentagem de jovens obesos é de 27% no Chile e 21% nos Estados Unidos e Emirados Árabes.

Mais consumo de produtos ultraprocessados
A troca na dieta de alimentos naturais por ultraprocessados é apontada como a principal causa para o problema. O estudo mostra que as escolhas alimentares do público infantojuvenil são bastante influenciadas pelo marketing feito pelas empresas. “Esses produtos dominam comércios e escolas. A indústria de alimentos e bebidas tem acesso poderoso ao público jovem”, alerta a publicação

Níveis alarmantes de obesidade podem prejudicar a saúde e o desenvolvimento de crianças. “Os alimentos ultraprocessados estão substituindo cada vez mais frutas, vegetais e proteínas, justamente quando a nutrição desempenha um papel crítico no crescimento, desenvolvimento cognitivo e saúde mental das crianças”, explica Catherine Russell, diretora Executiva do Unicef, em comunicado.

Medidas são urgentes para diminuir a obesidade
Além do esforço familiar, é necessário a adoção de políticas públicas para enfrentar a obesidade infantil. Regulação da publicidade, taxação de ultraprocessados e maior acessibilidade a alimentos saudáveis são algumas medidas eficazes.

“Não se trata apenas de força de vontade. A questão envolve biologia e ambiente. Por isso, a prevenção precisa ser encarada com urgência”, afirma a médica Maria Edna de Melo, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

PF investiga possível desvio de recursos e crimes eleitorais em Brasiléia

Mais Notícias

Oliver Rossi/Getty Images
6º guia gazeta

Ele é gato ou só estou no período fértil? Sexóloga esclarece

10/09/2025
Foto: Prabin Ranabhat/AFP
6º guia gazeta

Mulher do ex-primeiro-ministro do Nepal é queimada viva durante protestos contra bloqueio de redes sociais

09/09/2025
Alícia Valentina morreu após ser espancada por colegas na escola, em Belém do São Francisco — Foto: Reprodução /Redes Sociais
6º guia gazeta

‘Era doce, não mexia com ninguém’, diz mãe de menina de 11 anos morta após ser espancada por colegas dentro de escola

09/09/2025
Foto: Reprodução/X
6º guia gazeta

Surfista que teve membros devorados por tubarão-branco gritou em desespero: ‘Não me morda!’

08/09/2025
Foto: Getty Images
6º guia gazeta

Uma dieta com pouco sal faz tão mal quanto uma com muito sal?

08/09/2025
Kéfera expõe por que tem dificuldade em namorar mulheres: 'nasci para obedecer'
6º guia gazeta

Kéfera expõe por que tem dificuldade em namorar mulheres: ‘nasci para obedecer’

06/09/2025
Mais notícias
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre