Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Três cães morrem de calor após ficarem 1h30 em carro de pet shop

Três cães morrem de calor após ficarem 1h30 em carro de pet shop

Cristal, Fofão e Luna | Reprodução

Três cachorros morreram enquanto estavam sob os cuidados de um pet shop, na última quinta-feira (11), em Americana, no interior de São Paulo. Os animais foram deixados pela família para banho e tosa e, horas depois, devolvidos já sem vida. Eles teriam ficado uma hora e meia no carro de transporte e morrido de hipertermia, a exposição ao calor intensO.

Segundo o boletim de ocorrência, Cristal (shih-tzu, 10 anos), Luna (shih-tzu, 8 anos) e Fofão (lhasa apso, 11 anos) foram entregues aos cuidados de uma funcionária do pet shop, por volta das 9h20. A devolução costumava ocorrer até o meio-dia, mas, diante da demora, os tutores entraram em contato com a responsável.

Por volta das 16h20, a proprietária do pet shop informou por mensagem que os cães haviam morrido.

“Não está tudo bem (…) Eu [estou em] estado de choque. Eles morreram. Não sei explicar o porquê”, escreveu a mulher.

Mais tarde, ela levou os corpos até a casa da família, relatando que, antes da devolução, precisou entregar outro animal em um endereço distante, deixando os três cachorros dentro do veículo por cerca de uma hora e meia. Os animais foram levados até uma clínica veterinária em Americana, onde chegaram já sem vida.

Um laudo, assinado pela veterinária Patrícia Comelato, aponta como provável causa das mortes a hipertermia. Não havia sinais de maus-tratos ou violência.

O caso foi registrado como ato de abuso a animais no 1º Distrito Policial de Americana, onde é investigado.

O que é hipertermia em cães
A hipertermia é o aumento anormal da temperatura corporal dos cães, geralmente acima de 39,5 °C. Ela acontece quando o animal não consegue regular o próprio corpo diante de situações de calor excessivo, como ficar trancado em veículos, exposto ao sol forte por muito tempo ou submetido a ambientes sem ventilação.

Diferente da febre, que é causada por doenças, a hipertermia está ligada a fatores externos e pode evoluir rapidamente para um quadro de insolação ou golpe de calor, levando à morte em poucos minutos.

Quais são os sintomas?

Como prevenir a hipertermia em cães

Por: SBT News

Sair da versão mobile