Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bezerra que nasceu com 2 rostos em SC será estudada: “Raro”

Bezerra que nasceu com 2 rostos em SC será estudada: “Raro”

Foto: Rede Peperi/Reprodução

Um nascimento raro surpreendeu moradores de Belmonte (SC), na madrugada dessa quinta-feira (25/9). Uma bezerra com duas cabeças veio ao mundo em uma propriedade rural do município, chamando a atenção pela condição incomum.

O animal pertence ao agricultor Vitorino Caglione, de 80 anos, que relatou o espanto ao encontrar a cria. Segundo ele, a vaca havia parido durante a madrugada, mas a bezerra foi encontrada a cerca de 100 metros do local do parto.

Diante da raridade, o animal foi encaminhado para São Miguel do Oeste, onde passará por avaliação de especialistas da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). O caso será estudado pelo professor e biólogo Jackson Preuss, doutor em Biologia, que classificou o fenômeno como diprosopia, uma duplicação facial extremamente incomum.

Segundo o pesquisador, a má-formação ocorre ainda no desenvolvimento embrionário, possivelmente pela deficiência de uma proteína essencial na formação da face.

— É uma alteração congênita rara e complexa. Alguns animais com essa condição já viveram por muitos anos, mas cada caso é único — destacou.

Exames de imagem devem ser realizados para avaliar a estrutura muscular e neurológica da bezerra, já que, em muitos casos, os animais compartilham o mesmo cérebro, o que dificulta a locomoção e alimentação.

Além da análise científica, o estudo do caso deve contribuir para o aprendizado dos cursos de veterinária e genética da universidade.

— É um exemplo raro que permite aos alunos compreender, na prática, o que muitas vezes só aparece nos livros — concluiu Preuss.

Por: NSC Total

Sair da versão mobile