18 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

18 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Pele pode revelar os primeiros sinais de diabetes e colesterol alto

A diabetes é uma das principais doenças metabólicas associadas a manifestações cutâneas, mas não é a única. Conheça os sinais de alerta.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
13/09/2025 - 15:35
Foto: Valeriia Mitriakova/Getty Images

Foto: Valeriia Mitriakova/Getty Images

Manda no zap!CompartilharTuitar
RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Mais do que uma barreira de proteção com o meio externo, a pele é uma mensageira importante do organismo. Alterações nela podem indicar doenças metabólicas, como diabetes e colesterol descompensado, antes mesmo dos sintomas clínicos aparecerem.

“Identificar sinais cutâneos pode ser essencial para o diagnóstico precoce de doenças metabólicas”, afirma a dermatologista Regina Carneiro, secretária-geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A diabetes é uma das principais doenças metabólicas associadas a manifestações cutâneas, mas não é a única. “Podemos observar lesões cutâneas ligadas ao aumento do colesterol, por exemplo”, diz Regina.

Saber reconhecer os sintomas é fundamental para iniciar o tratamento imediato e evitar o agravamento tanto da condição clínica quanto da aparência da pele.

Sinais de alerta na pele

Manchas escuras no pescoço e axila
O sintoma é comum em pessoas com diabetes, pré-diabetes ou resistência à insulina. Com as altas quantidades do hormônio circulando pelo organismo, as células da pele se reproduzem com mais rapidez, escurecendo algumas partes do corpo, como o pescoço e as axilas.

Acrocórdons
Os acrocórdons são pequenas lesões cutâneas benignas, semelhantes a bolhas penduradas na pele. Eles podem surgir em diversas áreas do corpo, como pescoço, axilas e dobras, podendo indicar resistência à insulina e diabetes tipo 2, além de estarem associados à obesidade.

Xantelasma
São manchas amareladas ao redor das pálpebras, causadas pelo depósito de colesterol. O sintoma costuma ser associado a inchaços ou placas na região.

Pele seca e coceira persistente
Os sintomas podem estar ligados a alterações metabólicas ou hormonais, como diabetes e doenças renais e hepáticas.

Feridas que não cicatrizam
Esse é um dos sintomas mais característicos da diabetes. Ele ocorre devido à dificuldade de circulação sanguínea, que impede o transporte de oxigénio e nutrientes, e a danos nos nervos. Nesse caso, o paciente tem menos sensibilidade e as lesões acabam passando despercebidas.

Alterações metabólicas também podem piorar doenças de pele

A dermatologista Paola Canabrava explica que pacientes com alterações metabólicas tendem a apresentar piora de doenças cutâneas pré-existentes. Isso ocorre porque as condições afetam a imunidade do organismo, a cicatrização e os processos celulares da pele, tornando ela mais vulnerável a infecções, inflamações e outras disfunções.

A relação pode ser vista em casos de psoríase, uma condição inflamatória da pele que se agrava quando há descontrole metabólico. O mesmo ocorre com a acne e até com o vitiligo. “Várias doenças de pele podem ser exacerbadas quando há alterações internas no metabolismo”, alerta a médica do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília.

Formas de prevenção

Para evitar alterações na pele causadas por doenças metabólicas, é essencial controlar os níveis de glicemia e colesterol do organismo. Uma rotina alimentar equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e cuidados simples com a pele — como hidratação e higiene adequada — são medidas simples e eficazes.

Regina ainda avalia que o papel dermatológico vai além do cuidado estético, podendo detectar sinais de doenças perigosas. “O paciente procura o dermatologista por causa de manchas no pescoço, por exemplo, sem imaginar que pode estar com diabetes”, finaliza.

Por Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

TCE do Acre inicia projeto com inteligência artificial para prever desmatamento

Próxima Notícia

Governo abre a Semana Cultural Andina com programação de integração entre países vizinhos

Mais Notícias

Foto: Instagram/Alanis Guillen
9º guia gazeta

Alanis Guillen e Giovanna Reis terminam namoro após polêmica; saiba tudo

18/03/2026
Pizzaria é interditada após suspeita de surto de intoxicação alimentar, em Pombal, na PB — Foto: Reprodução / TV Cabo Branco
9º guia gazeta

Mulher morre e mais 113 pessoas vão a hospital após comerem em pizzaria

17/03/2026
Foto: Reprodução/Redes sociais
9º guia gazeta

Polícia investiga se vereador matou esposa e se suicidou em casa

16/03/2026
Mulheres têm prioridade para receber R$ 600 de ajuda do governo
9º guia gazeta

Mulheres têm prioridade para receber R$ 600 de ajuda do governo

15/03/2026
Veja as previsões para o primeiro dia de fevereiro. Foto: Reprodução
9º guia gazeta

Horóscopo 2026: confira a previsão de hoje (14/3) para seu signo

14/03/2026
Foto: Reprodução / @blogdazuleika
9º guia gazeta

Jovem sai em busca de emprego, é dopada e estuprada por policial fake

13/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Raylanderson Frota

Governo abre a Semana Cultural Andina com programação de integração entre países vizinhos

Foto: Cedida

PM recupera veículo furtado e prende suspeito no Aeroporto de Rio Branco

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre