28 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

28 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Tiroteio deixa mortos em igreja mórmon nos EUA; local também pegou fogo

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
28/09/2025 - 16:29
Foto: Associated Press

Foto: Associated Press

Manda no zap!CompartilharTuitar

Pelo menos duas pessoas morreram e várias outras ficaram feridas em um tiroteio que aconteceu em uma igreja mórmon de Michigan, nos EUA, neste domingo, 28. Segundo as últimas atualizações da polícia local, o atirador também morreu.

De acordo com informações da Associated Press (AP), o crime foi na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Grand Blanc, cerca de 80 quilômetros ao norte de Detroit.

Em uma coletiva de imprensa, o chefe de polícia de Grand Blanc, William Rayne, disse que o atirador invadiu a igreja com seu carro e saiu do veículo disparando uma arma de assalto. Ele acrescentou que centenas de pessoas estavam na igreja, e que o incêndio foi causado pela colisão do veículo.

Chamas e fumaça saíram da igreja por horas até que o incêndio fosse controlado. Os socorristas começaram então a vasculhar os destroços. “Acreditamos que encontraremos mais vítimas quando descobrirmos a área onde ocorreu o incêndio”, disse Renye.

Inicialmente, a polícia havia informado que nove pessoas ficaram feridas. Posteriormente, Renye confirmou a morte de mais uma vítima por disparo em um hospital, sem esclarecer se ela estava incluída no número de feridos.

Além do ataque a tiros, os bombeiros foram acionados para combater o incêndio que tomou conta da igreja.

A polícia não divulgou imediatamente o nome do suspeito, que morreu no local em uma troca de tiros com dois policiais que correram para a igreja. Ele foi descrito como um homem de 40 anos de Burton, Michigan.

Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre o estado de saúde das vítimas sobreviventes.

Nas redes sociais, imagens mostravam fumaça saindo do prédio enquanto os bombeiros jogavam água no fogo, enquanto caminhões de bombeiros e veículos de emergência estavam estacionados na região.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A polícia afirmou que ainda não identificou um motivo para o incêndio ou o tiroteio. Investigadores estão revistando a residência do suspeito em Burton, nas proximidades. As autoridades não divulgaram detalhes adicionais sobre ele, incluindo se era membro da Igreja Mórmon.

Este é o mais recente de uma série de ataques a tiros contra locais de culto nos EUA nos últimos 20 anos, incluindo um incidente em agosto que matou duas crianças durante a missa na Igreja da Anunciação, em Minneapolis.

O prédio da igreja, cercado por um estacionamento e um grande gramado, fica próximo a áreas residenciais e a uma igreja das Testemunhas de Jeová. Está localizado em Grand Blanc Township, uma comunidade de aproximadamente 40 mil pessoas nos arredores de Flint.

“Epidemia de violência precisa acabar”, diz Trump

Apesar do ocorrido, a polícia afirmou que não há ameaça contínua ao público. Em seu perfil na rede Truth Social, o presidente Donald Trump falou sobre o caso, dizendo que o FBI irá liderar a investigação federal e providenciar apoio total a polícia local de Grand Blanc.

O chefe do Executivo americano ainda falou em “outro ataque aos cristãos dos EUA” e que a “epidemia de violência no país precisa acabar imediatamente”.

Além de Trump, a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, também falou sobre o crime. “Meu coração está partido pela comunidade de Grand Blanc”, disse em um comunicado publicado nas redes sociais.

A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi fez uma postagem sobre o tiroteio. “Tal violência em um local de culto é de partir o coração e assustadora”, postou Bondi no X.

O impacto do ataque se espalhou rapidamente para as comunidades vizinhas, incluindo a pequena cidade que compartilha o nome do distrito.

“Embora sejamos duas unidades governamentais separadas, somos uma comunidade muito unida”, disse o prefeito de Grand Blanc, John Creasey. “Esse tipo de tragédia dói em toda a nossa comunidade. Estou tentando processar tudo o que aconteceu, e meu coração está com todas as famílias afetadas.”

O ataque ocorreu na manhã seguinte à morte de Russell M. Nelson, presidente mais idoso da fé, aos 101 anos. Conforme o protocolo da igreja, Dallin H. Oaks deve assumir como próximo presidente.

“A igreja está em contato com as autoridades locais enquanto a investigação continua e recebemos atualizações sobre o estado das vítimas”, disse Doug Anderson, porta-voz da igreja com sede em Utah.

“Locais de culto devem ser santuários de paz, oração e conexão. Oramos por paz e cura para todos os envolvidos”, completou Anderson.

Alguns enfermeiros que estavam em greve no hospital Henry Ford deixaram a linha de piquete e correram até a igreja para ajudar os socorristas, contou Dan Glass, presidente do sindicato local.

“Vidas humanas são mais importantes do que qualquer disputa trabalhista”, afirmou Glass

Com informações das agências Associated Press (AP) e Reuters.

Fonte: G1

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Assaltos: Centro e Belo Jardim foram as localidades mais perigosas em agosto na capital

Mais Notícias

Foto: Reuters/Paulo Whitaker
9º guia gazeta

Infecções por Aedes aegypti elevam risco de complicações no parto, revela pesquisa

26/09/2025
Foto: Getty Images
9º guia gazeta

“Dedo podre” no relacionamento? Médica revela como sair desse ciclo

25/09/2025
Um F-16 retratado na Holanda  • Piroschka van de Wouw/Reuters
9º guia gazeta

EUA mobilizam aeronaves para interceptar caças russos no Alasca

25/09/2025
WhatsApp | Unsplash
9º guia gazeta

Whatsapp fora do ar? Usuários relatam instabilidade nesta quarta-feira (24)

24/09/2025
Um exemplo de um monumento em Shamiram (região de Aragatsotn) e um alinhamento de rochas em Hartashen (região de Shirak), Armênia, em meados do segundo milênio a.C. — Foto: Vahe Gurzadyan et al.
9º guia gazeta

Pesquisadores resolvem mistério de pedras de 6 mil anos com formato de dragão

23/09/2025
Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
9º guia gazeta

Direção da Câmara decide pedir suspensão do mandato de deputados envolvidos em motim

23/09/2025
Mais notícias
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre