O Instituto Federal do Acre (Ifac) garantiu a terceira colocação na etapa nacional dos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais (eJIF 2025), realizada nesta segunda-feira, 15. A equipe de Free Fire do instituto obteve o resultado após uma sequência decisiva de partidas que definiu o pódio da competição.
Formado pelos estudantes João Henrique de Melo Pereira (Campus Baixada do Sol), Gabriel Ryan Pinheiro de Souza (Campus Rio Branco), Gabriel Miranda Ferreira (Campus Rio Branco), Veronilson Oliveira Ramalho (Campus Sena Madureira) e Janailton Oliveira Ramalho (Campus Sena Madureira, reserva), o time foi comandado pelo professor Flávio Miranda de Farias (Campus Rio Branco).
No total, 12 institutos federais de diferentes estados participaram do torneio. O processo seletivo para a formação da equipe foi realizado em nível estadual, com base na análise do currículo e da experiência competitiva dos candidatos.
Link da competição com resultado: https://ifsp.edu.br/ejif-nacional.
Após um início abaixo das expectativas, com oitava colocação nas duas primeiras rodadas, o Ifac reagiu nas partidas finais. Com mudanças de estratégia definidas pelo técnico, a equipe obteve dois segundos lugares consecutivos, encerrando a disputa com 43 pontos.
O desempenho assegurou a medalha de bronze, atrás do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), vice-campeão com 46 pontos, e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), vencedor com 74 pontos.
Retorno com medalha
A pró-reitora de Extensão, profa. Luana Melo, destacou a relevância do resultado. “Após dois anos sem participação na competição, conseguimos voltar com força e alcançar a terceira colocação nacional. Esse resultado nos deixa muito satisfeitos e demonstra o potencial dos nossos estudantes nos esportes eletrônicos”.
Para o diretor de Extensão e Articulação com a Sociedade, João de Lima Cabral disse que o desempenho consolida a presença do Ifac no cenário competitivo de esportes eletrônicos e reforça a expansão de modalidades ligadas à tecnologia e ao trabalho em equipe dentro da Rede Federal. “Parabéns a todos os atletas e à comissão técnica pela conquista!”.
Atletas comemoram
Os atletas também avaliaram a conquista de forma positiva. Para João Henrique de Melo Pereira, a experiência foi de aprendizado. “Competimos contra grandes equipes e alcançar o 3º lugar já é motivo de orgulho. Seguimos em busca de evoluir e conquistar resultados ainda melhores no futuro Agradeço ao Ifac, equipe e todos os apoiadores pelo evento”, disse.
O estudante Veronilson Oliveira Ramalho ressaltou o impacto da participação. “Cada partida foi uma oportunidade de crescimento e de representar nosso estado. Levamos para casa uma história importante para o Ifac. Saímos com uma história para contar”, destacou.
Já Gabriel Ryan Pinheiro de Souza enfatizou o espírito coletivo. “Talvez não tenhamos alcançado o 1º lugar, mas nos sentimos campeões. A união e a estratégia da equipe foram decisivas para o resultado. Agradeço pela oportunidade e pela experiência incrível nesse evento. Foi uma honra participar!”, avaliou.
Fonte: Assessoria