Porto Acre é o primeiro município do Acre a aderir ao Mundo do Theo, projeto educação inclusiva que tem sido implantado em diversas escolas brasileiras. O trabalho começa nesta sexta-feira, dia 19, com a sensibilização voltada para educadores do município sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento será realizado às 8h30, na quadra da Escola Estadual Edmundo Pinto de Almeida Neto, na Rua Margaridas, 260, Vila do Incra, e deve reunir cerca de 300 pessoas.
O projeto tem como público-alvo 70 professores da pré-escola ao 5º ano, além de nove coordenadores pedagógicos que atuam nas oito escolas municipais da rede. No entanto, por conta da importância do tema, os organizadores têm a expectativa de reunir ao menos 300 participantes, entre profissionais da educação, pais e autoridades.
Atualmente, 130 estudantes autistas estão matriculados na rede municipal. Segundo Ellen Cavalcante, articuladora do projeto e coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme), esse projeto “é um marco na busca por um ambiente mais acolhedor e respeitoso, não apenas para os profissionais da educação, mas também para os alunos e suas famílias.”

Formação e impacto nas escolas
Nesta primeira etapa, os educadores receberão orientações sobre o TEA, com foco em acolhimento, metodologias ativas em sala de aula e fortalecimento da relação com a família. A proposta é que, após a capacitação, os professores atuem como multiplicadores, compartilhando o aprendizado com estudantes e toda a comunidade escolar.
Para a professora mestre Fabiana Cáceres, coordenadora da implantação, o diferencial do programa está na transformação do ambiente de aprendizagem. “Quando você entende as emoções da criança autista e como lidar com elas, o respeito se estabelece, transformando o ambiente em um espaço acolhedor. Assim, a criança passa a se sentir segura em sala de aula”, explicou.
Kit pedagógico e inovação
“O Mundo do Theo” é um projeto pedagógico inclusivo criado pela Editora Galeria das Letras. O material inclui um kit com a história de Theo, um menino com TEA, além de livro de orientação didática, curso EAD com certificado de 40 horas e um espaço virtual para troca de experiências entre os educadores.
Fonte: Assessoria de Imprensa de O Mundo do Theo