O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionará nesta segunda-feira, 1º, às 8h30 a prorrogação da Lei do Refis 2025, ampliando por mais 60 dias o prazo para que contribuintes regularizem seus débitos com o município.
A medida foi anunciada após o sucesso da primeira etapa do programa, que possibilitou que mais de 12 mil negócios fossem feitas com a Prefeitura, seja à vista — com descontos de até 90% em juros e multas —, ou parceladas em até 60 vezes, com descontos de até 40%.
Segundo o secretário municipal de Finanças Wilson Leite, cerca de 36 mil cartas foram enviadas para informar os contribuintes sobre a oportunidade. “Muitos alegavam desconhecimento das dívidas. Fizemos um levantamento completo e comunicamos todos os devedores, oferecendo uma excelente chance para regularização”, afirmou o secretário.

O prefeito Tião Bocalom destacou a importância da iniciativa. “Ninguém gosta de pagar imposto, mas quando a população vê que o recurso é bem aplicado e retorna em forma de benefícios, ela contribui com satisfação. A prorrogação do Refis é uma oportunidade para que mais pessoas acertem suas pendências com o município”, disse.
A dívida ativa de Rio Branco já ultrapassa R$ 740 milhões, sendo que cerca de metade desse montante está judicializado. O programa abrange dívidas tributárias e não tributárias incluindo multas ambientais e infrações por construções irregulares.