O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (Cosus), se prepara para um novo momento em suas ações de sustentabilidade: o lançamento oficial do projeto “Plantando o Futuro”, que acontece na próxima quinta-feira, 4 de setembro, véspera do Dia da Amazônia. A iniciativa tem como meta implementar, até 2030, o plantio progressivo e sustentável de 15 mil mudas de árvores em todos os 22 municípios acreanos.
A cerimônia de abertura será realizada em frente à sede do TJAC, na Alameda Des. Jorge Araken, com o plantio simbólico de árvores ipê. E ainda neste primeiro ano, está previsto o cultivo inicial de três mil mudas, número que deverá crescer gradativamente nos anos seguintes, conforme a expansão da capacidade logística e técnica da Coordenadoria de Sustentabilidade.
O projeto vai além do reflorestamento, busca promover a conscientização ambiental, envolvendo servidoras, servidores, magistradas, magistrados e parceiros institucionais em ações de educação e mobilização pela preservação.
A estratégia inclui o mapeamento de áreas em instituições públicas e espaços coletivos, priorizando o plantio de espécies nativas do bioma amazônico, como ipês, açaizeiros, seringueiras e árvores frutíferas, com alto potencial de sequestro de carbono.
As atividades serão realizadas em parceria com viveiros estaduais e municipais, respeitando o período das chuvas para garantir o sucesso das mudas. Além disso, o TJAC já articula cooperação com o Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Justiça Federal, Justiça Eleitoral e diversas outras instituições, fortalecendo a rede de apoio ao projeto.
Em agosto, o compromisso do TJAC com a sustentabilidade foi reforçado com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica n.º 49/2025 junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A parceria prevê ações como a arborização das comarcas com espécies nativas da Amazônia. Todas essas medidas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJAC e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, que orientam a política de sustentabilidade no Judiciário.
Muito além de plantar árvores, o Plantando o Futuro simboliza o compromisso do Judiciário acreano com um futuro mais sustentável, contribuindo para a redução da emissão de gases poluentes e reafirmando a responsabilidade da Justiça com as próximas gerações.
Fonte: TJAC