Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a raiva e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde animal, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses, está ofertando vacinação antirrábica gratuita no estacionamento do Arasuper, localizado no bairro Vila Betel.
A ação teve início nesta terça-feira, 1º, e seguirá durante todo o mês de setembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. A iniciativa visa imunizar cães e gatos a partir de três meses de idade, reforçando a proteção contra a raiva — doença viral grave que pode ser transmitida ao ser humano por meio da mordida ou arranhão de animais infectados.
Além do ponto fixo no Arasuper da Betel, os tutores também podem levar seus animais para vacinar na Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Roney Meireles e no próprio Centro de Controle de Zoonoses, que aplicam as doses no mesmo horário.

A vacinação é gratuita e não necessita de agendamento prévio. Para receber a dose, os tutores devem levar os animais de forma segura, com coleira e guia, e, no caso dos gatos, em caixas de transporte.
O agente de Zoonoses, Daniel Souza, reforçou a importância da medida. “A vacinação antirrábica previne a doença, porque é uma doença letal, que uma vez adquirida não tem cura. E aí, quando fazemos a vacinação, você além de estar prevenindo que o animal adquira a doença, está impedindo que ela seja transmitida para o ser humano”, destacou.
Para os tutores, a iniciativa trouxe o serviço para mais perto da comunidade, facilitando a imunização dos animais de estimação.
Gesildo da Silva, técnico de enfermagem, destacou o valor do cuidado. “A gente entende que é um meio de proteger a nós mesmos, porque é como se eles fossem da família. A gente gosta deles e a gente sempre faz isso”.
Já a advogada Tatianne Lima ressaltou a praticidade da ação. “É importante porque, por exemplo, eu não sabia que eles iriam estar aqui. Ontem, eu vim no supermercado, me deparei com eles aqui na frente e como moro perto, já facilitou. Fui na minha casa, peguei a minha cachorra e trouxe. Então é muito importante, porque isso une o útil ao agradável”, frisou.
Fonte: Secom Prefeitura