A sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no bairro Aviário, em Rio Branco, será palco da 2ª Feira da Reforma Agrária e Economia Solidária, que reunirá mais de 70 empreendimentos da agricultura familiar, da economia solidária e da reforma agrária. A programação começa no próximo dia 1º de outubro e segue até o dia 4, oferecendo ao público uma grande variedade de produtos e serviços públicos e espaços de debate e formação.
Organizada pelo Incra em parceria com a Unisol e diversos apoiadores, a feira conta com recursos de emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão, além do apoio de instituições como a ApexBrasil, o ex-senador Jorge Viana e o Instituto Chico Mendes.

O superintendente do Incra, Márcio Alercio, destaca que o evento é uma oportunidade de valorização de quem vive do campo e da produção solidária. “Serão dias muito especiais, com variedade de produtos e ações que fortalecem a geração de renda e o sustento de muitas famílias acreanas”, afirmou.
O senador Sérgio Petecão ressaltou a importância da iniciativa para dar visibilidade a quem historicamente foi excluído dos debates. “Essa feira dá oportunidade aos nossos artesãos, associações e cooperativas de mostrarem seu trabalho. É um momento de inclusão e valorização”.

Para os participantes, como a artesã Vângela do Sacramento Martins, o evento é uma chance única de conquistar novos públicos.
“Nós, artesãs, muitas vezes ficamos escondidas. Essa feira é uma forma de divulgar nosso trabalho e fazer com que ele seja conhecido por todos”, disse Vângela.

Além das exposições de artesanato, confecções, comidas típicas e jardinagem, a feira contará com oferta de serviços públicos, como exames de saúde, vacinações e atendimentos da OAB. Outra novidade deste ano é o Encontro de Mulheres, nos dias 1 e 2, com o tema “Educação climática, inclusão social e economia solidária na reforma agrária”. Também haverá uma oficina para jovens, realizada em parceria com o Instituto Chico Mendes.
A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.