5 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

5 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Falta um mês para a prova objetiva da 2ª edição do CNU; veja dicas

Professor apresenta dicas para a reta final de preparação para o Concurso Nacional Unificado.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
05/09/2025 - 11:00
Foto: Luh Fiuza/Metrópoles

Foto: Luh Fiuza/Metrópoles

Manda no zap!CompartilharTuitar

A prova objetiva da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2) será aplicada daqui a um mês, ou seja, em 5 de outubro. O certame vai ocorrer em 228 cidades espalhadas pelo país.

A segunda edição do concurso é organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), sob coordenação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A seleção contempla oportunidades para cargos de nível superior e intermediário. 

Os cartões de confirmação de inscrição, com a indicação do local de prova, estarão disponíveis a partir de 22 de setembro no site da FGV. Para cargos de nível superior, a prova objetiva será realizada em 5 de outubro, das 13h às 18h, e a discursiva em 7 de dezembro, das 13h às 16h. 

Já os candidatos a cargos de nível intermediário farão as provas nos mesmos dias, mas em horários reduzidos: 5 de outubro, das 13h às 16h30, e 7 de dezembro, das 13h às 15h. Em todos os casos, os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Dicas

Bruno Bezerra, professor do Estratégia Concursos, destaca que, nesta reta final, além de avançar em pontos do edital que ainda não foram estudados, o concurseiro precisa garantir que não vai esquecer aquilo que já viu. “É justamente aí que entra o equilíbrio entre avançar e revisar”, frisa.

“Se o candidato chegar sem estudar diversos tópicos, corre o risco de perder pontos preciosos em questões que não conseguirá responder. Por isso, ainda é importante seguir avançando em novos conteúdos. Ao mesmo tempo, é indispensável intensificar as revisões para evitar a sensação de ‘já vi isso, mas não lembro’ no dia da prova”, destaca Bruno.

Segundo o professor, as revisões devem ser feitas de duas formas principais:

  • Por materiais sintéticos, como resumos e mapas mentais, que permitem revisar de maneira rápida e objetiva, sem precisar reler todo o material extenso.
  • Por meio da resolução de muitas questões, de preferência da FGV, para entender como a banca cobra os temas, quais são os assuntos mais recorrentes e o estilo de enunciados longos que exige preparo específico.

Outro ponto fundamental é a realização de simulados. Eles servem não só para medir o nível de conhecimento, mas também para treinar a estratégia de prova. “A FGV costuma elaborar exames longos e pesados, e é comum o candidato não conseguir terminar dentro do tempo. O simulado é a oportunidade de testar ritmo, gestão do tempo e ordem de resolução das questões”, diz Bruno.

“Para aproveitar melhor cada hora de estudo, o candidato deve priorizar os eixos temáticos de maior peso de acordo com o cargo escolhido, pois são eles que garantem maior eficiência nessa reta final”, acrescenta o professor.

Por Eu Estudante

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

‘Fiquei desesperada’: mãe tenta mudar nome da filha recém-nascida, mas cartório nega

Mais Notícias

'Fiquei desesperada': mãe tenta mudar nome da filha recém-nascida, mas cartório nega
1º guia gazeta

‘Fiquei desesperada’: mãe tenta mudar nome da filha recém-nascida, mas cartório nega

05/09/2025
Foto: Vinícius Schmidt
1º guia gazeta

Diretora da CGU diz que INSS soube das fraudes em 2019, mas ignorou

04/09/2025
Ex-atriz da Globo é encontrada em situação precária e desumana: 'muita fome e geladeira vazia'
1º guia gazeta

Ex-atriz da Globo é encontrada em situação precária e desumana: ‘muita fome e geladeira vazia’

04/09/2025
Jdawnlnk / Getty Images
1º guia gazeta

Metade dos pacientes com intestino irritável têm ansiedade, diz estudo

03/09/2025
Moraes faz pronunciamento na sessão inaugural do concorrido julgamento na Primeira Turma do STF - (crédito: Ed Alves CB/DA Press)
1º guia gazeta

Segundo dia de julgamento no STF terá manifestação da defesa de Bolsonaro

03/09/2025
Foto: Katy Drury
1º guia gazeta

Síndrome de Pandas: como infecção comum na garganta pode afetar o cérebro das crianças

02/09/2025
Mais notícias
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre