6 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

6 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Mudanças simples no cotidiano podem reduzir em até 30% o risco de câncer de intestino; veja quais

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
06/09/2025 - 14:15
Mudanças simples no cotidiano podem reduzir em até 30% o risco de câncer de intestino; veja quais
Manda no zap!CompartilharTuitar

O câncer colorretal é o segundo mais frequente no Brasil e o terceiro que mais mata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem ser registrados 45,6 mil novos casos em 2025. Até 2040, a expectativa é de um aumento de 20%, chegando a 71 mil diagnósticos anuais no país, de acordo com a Fundação do Câncer.

Apesar do cenário preocupante, um estudo conduzido pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) junto a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) concluiu que mudanças simples de hábitos podem reduzir em até 30% o risco da doença.

O levantamento teve com o apoio da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

Seis pilares de prevenção

Os resultados da pesquisa reúnem seis medidas consideradas eficazes para diminuir as chances de desenvolver a doença:

– Alimentação balanceada: um prato dividido em quatro partes — arroz e feijão ou macarrão; carne magra (do tamanho da palma da mão); verduras; e legumes.

– Controle do peso: a obesidade é um dos principais fatores de risco.

– Atividade física: 40 minutos a 1 hora de caminhada por dia já fazem diferença.

– Não fumar e evitar excesso de álcool: substâncias químicas presentes nesses produtos favorecem mutações no organismo.

– Hidratação adequada: no Brasil, onde o clima é mais quente, a recomendação é de até 3 litros de líquidos por dia, variando conforme peso e atividade física.

– Evacuação regular: o ideal é não ultrapassar 48 horas sem evacuar, já que as fezes contêm substâncias cancerígenas que não devem permanecer em contato com a mucosa intestinal.

“Seguir essas medidas ajuda a manter o funcionamento do intestino em equilíbrio. Fibras e água, por exemplo, são fundamentais para evitar a constipação e, consequentemente, o contato prolongado da mucosa com substâncias nocivas”, explica a coloproctologista Carmen Ruth Manzione Nadal, da SBCP.

O que mostram os rastreamentos

Campanhas recentes de rastreamento promovidas pela SBCP reforçam a importância da prevenção. Em um levantamento com 425 pessoas que realizaram 430 colonoscopias, foram encontrados 224 pólipos, muitos deles com potencial de evolução para câncer.

Os resultados apontaram:

– Média de idade dos pacientes: 57 anos.

– Maior incidência de pólipos entre 55 e 64 anos.

– 59,5% dos pólipos eram adenomas tubulares (lesões com risco de malignização).

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

– 5 casos de câncer identificados, sendo 1 em estágio inicial e 4 já localmente avançados.

– 2 casos de tumores neuroendócrinos.

“Esses dados mostram que grande parte das lesões pode ser detectada e removida antes de se transformar em câncer. A colonoscopia, quando indicada, é uma ferramenta poderosa de prevenção”, afirma o coloproctologista da SBCP Hélio Moreira.

Pólipos são pequenas lesões que crescem na parede interna do intestino grosso. A maioria deles é benigna, mas alguns tipos — principalmente os chamados adenomas — podem sofrer alterações ao longo do tempo e se transformar em câncer colorretal.

Segundo especialistas da SBCP, identificar e remover pólipos durante a colonoscopia é uma das formas mais eficazes de prevenção. O exame não apenas detecta alterações, como também permite a retirada imediata dessas lesões, evitando que evoluam para tumores.

A presença de pólipos dificilmente gera sintomas –e quando gera, são discretos. Ainda assim, podem incluir:

– presença de sangue nas fezes;

– alteração no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre persistente);

– dor abdominal.

Por isso, médicos recomendam atenção especial a esses sinais e, quando houver indicação, a realização de exames de rastreamento.

Jovens em alerta

Outro dado que preocupa os pesquisadores é o aumento da doença em pessoas com menos de 50 anos.

“Há uma tendência global de crescimento dos casos em jovens. O problema é que muitos não dão atenção a sintomas como sangue nas fezes, alterações do hábito intestinal e dor abdominal. Procurar ajuda médica diante desses sinais é fundamental”, explica o professor da Universidade de São Paulo (USP) Fábio Guilherme de Campos.

Políticas públicas

Hoje, entre 60% e 70% dos diagnósticos no Brasil ainda acontecem em estágios avançados, o que reduz as chances de cura. Para os médicos, é urgente ampliar as estratégias de prevenção e rastreamento na rede pública.

“Se conseguirmos transformar essas ações em políticas nacionais, teremos impacto real na redução dos casos e das mortes por câncer de intestino”, defende o presidente da entidade, Sergio Alonso Araújo.

Fonte: G1

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Polícia Militar do Acre detém trio suspeito de roubo armado em Rio Branco

Mais Notícias

Foto: RPC
2º guia gazeta

Por ordem do STF, governo vai impedir beneficiários do Bolsa Família e BPC de apostar em bets

05/09/2025
Giorgio Armani morre aos 91 anos. Conheça a trajetória do estilista
2º guia gazeta

Giorgio Armani morre aos 91 anos. Conheça a trajetória do estilista

04/09/2025
Raul Gil passa mal e é internado em hospital em São Paulo
2º guia gazeta

Raul Gil passa mal e é internado em hospital em São Paulo

04/09/2025
Reprodução/Insituto Serrapilheira
2º guia gazeta

Pesquisa usa camisinhas para investigar torres de cigarras na Amazônia

03/09/2025
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (3/9) para seu signo
2º guia gazeta

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (3/9) para seu signo

03/09/2025
Leão é o símbolo do Imposto de Renda no Brasil — Foto: AFP
2º guia gazeta

Imposto de Renda 2025: Receita antecipa pagamentos e diz que todos contribuintes com direito já receberam restituição

02/09/2025
Mais notícias
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre