Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Robert Redford, ator e cineasta americano, morre aos 89 anos

Robert Redford, ator e cineasta americano, morre aos 89 anos

Robert Redford recebe prêmio no Cesar Awards, em 2019 | REUTERS/Gonzalo Fuentes

Robert Redford, ator e cineasta norte-americano, morreu nesta terça-feira (16), aos 89 anos, em sua casa em Utah, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada inicialmente pelo The New York Times.

De acordo com o jornal, a morte do artista foi anunciada em um comunicado por Cindi Berger, diretora-executiva da empresa de publicidade Rogers & Cowan PMK. Cindi disse que ele morreu durante o sono, mas não deu mais detalhes sobre a causa.

Nascido em 1936, na Califórnia, Redford se destacou como ator em clássicos como ‘A caçada humana’ (1966), ‘Butch Cassidy e o Sundance Kid’ (1969), ‘Golpe de Mestre’ (1973) e ‘Todos os Homens do Presidente’ (1976), papéis que o tornaram um dos maiores sex symbols masculinos do cinema americano.

Em 1980, em seu primeiro trabalho como diretor, se consagrou ao receber o Oscar de melhor direção por ‘Gente como a Gente’. O filme ganhou ainda outras três estatuetas douradas, incluindo a de Melhor Filme. Em 2002, recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra.

Redford fundou o Instituto Sundance, uma organização sem fins lucrativos dedicada a cultivar novas vozes cinematográficas, em 1981, e no fim da década de 1980 foi cofundador do maior festival americano de filmes independentes, o Sundance Film Festival.

Por: SBT News

Sair da versão mobile