Uma câmera de segurança registrou parte da confusão em que Alícia Valentina, de 11 anos, foi espancada por colegas num banheiro da escola onde estudava em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco (veja vídeo acima). A menina teve morte cerebral decretada quatro dias depois, no Hospital da Restauração, no Centro do Recife (veja cronologia do caso abaixo).
As imagens, obtidas com exclusividade pelo g1, mostram um grupo de alunos em frente ao banheiro. Em seguida, a vítima sai do local, com a mão no ouvido esquerdo, e pede ajuda a uma funcionária. Os rostos dos estudantes foram borrados para preservar a identidade dos envolvidos, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
O caso aconteceu no dia 3 de setembro, na Escola Municipal Tia Zita. Nas imagens, gravadas às 13h04, é possível ver Alícia, que usa uma camisa branca e uma calça jeans, andando por um pátio da escola até a entrada do banheiro, onde estavam outros estudantes.
O vídeo mostra, ainda, uma movimentação de alunos perto da porta do banheiro. Em determinado momento, um dos estudantes dá um empurrão em alguém. Não é possível afirmar que Alícia é a criança empurrada.
Alguns segundos depois, um menino que testemunhou a cena corre de volta ao pátio e fala com a funcionária. Logo em seguida, Alícia aparece caminhando e conversa com a profissional da escola. Enquanto pede ajuda, ela mantém uma das mãos no ouvido esquerdo e segura o nariz para tentar estancar um sangramento.
Segundo o boletim de ocorrência do caso, Alícia foi espancada por quatro meninos e uma menina. No relato, consta que um dos colegas iniciou o espancamento porque a vítima não quis “ficar com ele”.
No atestado de óbito de Alícia, consta que a causa da morte foi “traumatismo cranioencefálico produzido por instrumento contundente” (veja vídeo acima).
A mãe da vítima, que não quis se identificar, disse que, durante o socorro, a filha não contou como ocorreram as agressões. Embora a idade dos estudantes que participaram da agressão contra Alícia não tenha sido informada oficialmente, a mãe da vítima diz que um dos jovens tem entre 13 e 14 anos.
Alícia Valentina passou por três unidades de saúde no interior até ser transferida para o Hospital da Restauração, onde morreu.
A mãe de Alícia contou que foi avisada sobre o estado de saúde da filha por uma professora. Segundo ela, depois do espancamento, a menina foi levada por funcionários da escola para o hospital do município e, após ser medicada, foi liberada.
Em casa, ela teve um sangramento no ouvido, e a mãe decidiu levá-la para um posto de saúde da cidade. Lá, ela foi atendida e novamente liberada.
Mais uma vez em casa, a mãe resolveu levar a filha ao Hospital Municipal de Belém do São Francisco, ao ver que a garota tinha vomitado sangue. De lá, quase que imediatamente, a paciente foi encaminhada para o Hospital de Salgueiro, a cerca de 80 quilômetros.
Veja o vídeo clicando aqui.
Por g1