Para quem não gosta do frio, setembro traz boas notícias: o inverno chega ao fim no Hemisfério Sul. Os dias vão ficando cada vez mais longos à medida que o Sol se desloca lentamente rumo ao sul.
No céu, as constelações típicas do inverno como Escorpião e Sagitário permanecem bem visíveis no começo da noite, mas de madrugada as estrelas do verão já começam a aparecer em Touro, Órion e Cão Maior.
Confira o calendário astronômico do mês de setembro a seguir:
CALENDÁRIO CELESTE
DIA 7 – Eclipse Oculto
A Lua atravessa a região do espaço onde a sombra da Terra é projetada. Infelizmente, no Brasil não será possível acompanhar este eclipse lunar total, exceto em uma pequena faixa do litoral do Nordeste, onde a Lua nasce já próxima do final da fase parcial. Teremos que aguardar até 2029.
DIA 19 – Encontro em Leão
Antes do amanhecer, o planeta Vênus posiciona-se lado a lado da Lua minguante e de Regulus, a alfa do Leão. Olhe para o Leste a partir das 4h30.
DIA 21 – A Hora de Saturno
Nesta noite, o planeta dos anéis fica diametralmente oposto ao Sol quando visto da Terra. Trata-se da melhor época para observar esta joia do Sistema Solar. Um pequeno telescópio irá revelar seus delicados anéis e sua maior lua, Titã.
DIA 22 – Sol de primavera
Às 15:20, o Sol atravessa o Equador Celeste rumo ao Sul, marcando o início da primavera no Hemisfério Sul, e do outono no Hemisfério Norte.
Por: Revista Galileu