Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Xixi de Coca-Cola’: empresária fica 28 dias em coma e tem falência de órgãos após tomar soro de vitaminas; entenda

‘Xixi de Coca-Cola’: empresária fica 28 dias em coma e tem falência de órgãos após tomar soro de vitaminas; entenda

Perinalva Dias Paiva passou 28 dias em coma após soro de vitaminas — Foto: Reprodução: Fantástico

A empresária Perinalva Dias Paiva passou 28 dias em coma em Vitória da Conquista, no interior da Bahia. Os médicos constataram que rins e fígado haviam parado de funcionar, restando apenas o coração em atividade. Ela chegou a desfalecer em casa, ainda antes da chegada do Samu. Os sintomas começaram após sessões de soroterapia, um “soro da imunidade” rico em vitaminas, aplicado em uma clínica médica.

“Ele disse que eu estava com falta de vitaminas e que ia me passar umas vitaminas em soro”, relatou Perinalva em entrevista ao Fantástico. Na época, ela havia procurado um médico para tratar sintomas como cansaço e indisposição. Foi aí que recebeu a indicação de soroterapia para dar “um up no ânimo”.

Segundo a filha da empresária, Polliana Pitombo, os sintomas mais graves não demoraram a aparecer.

“O xixi foi evoluindo daquela cor de tom amarelo para o tom de Coca-Cola. Ela começou a urinar com sangramento”, contou a filha da empresária. Em seguida, vieram náuseas, febre persistente, dificuldade para se manter de pé. Segundo o relato Perinalva, suas pernas deixaram de responder, sinal de que o corpo estava em colapso.

“Estava intoxicada com a soroterapia”, afirmou Perinalva, que precisou ser socorrida. “A cardiologista disse que o único órgão que estava funcionando ainda era meu coração.”

Durante a internação, nefrologistas, hematologistas e endocrinologistas se uniram para tratar a intoxicação por excesso de vitamina D. O diagnóstico foi de hipervitaminose, uma condição em que o organismo acumula vitaminas em níveis muito acima do necessário, provocando lesões graves em órgãos vitais.

“Hipervitaminose é uma condição em que o organismo ele recebe uma quantidade de vitaminas acima da sua necessidade, e essa vitamina vai se acumulando e ela pode gerar lesões em órgãos e sistemas”, explica Raymundo Paraná, gastro-hepatologista e pesquisador da UFBA.

O que excesso de vitamina D pode causar no corpo?
Especialistas explicam que, em excesso, a vitamina D pode aumentar a absorção de cálcio no corpo. Esse cálcio pode se acumular nos rins, formando pedras, ou se depositar em órgãos como coração e cérebro, causando intoxicações silenciosas e de alto risco. No caso da empresária, a sobrecarga foi tão intensa que levou à falência múltipla.

“A vitamina D ela aumenta a absorção de cálcio. Esse cálcio é filtrado na urina, pode se combinar com oxalato formando cálculos, pedras nos rins. Mas ela pode também se depositar nos órgãos, no caso do rim, uma doença grave chamada nefrocalcinose, mas pode ocorrer também no coração, no pericárdio e pode dar uma intoxicação cerebral.”
Apesar de essenciais, as vitaminas tornam-se tóxicas quando consumidas em excesso. Elas podem comprometer fígado, rins e sistema nervoso central, com efeitos muitas vezes imprevisíveis e até fatais, como alerta do Dr. Drauzio Varella.

“O mercado de vitaminas no Brasil movimenta mais de bilhões de reais por ano. Isso quer dizer que tem muita gente que toma sem necessidade. Quando elas estão bem indicadas, devem ser administradas por via oral, como nos alimentos, a menos que você tenha um problema digestivo que dificulte a absorção. Se não for esse o seu caso e algum profissional receitar vitaminas injetáveis e especialmente por soro na veia, desconfie.”

Por: G1 Fantástico

Sair da versão mobile