Policiais que procuravam o fugitivo Travis Decker pediram desculpas à mãe das suas filhas após a confirmação formal da sua morte. O americano era procurado pelas mortes de Paityn, Evelyn e Olivia, de 9, 8 e 5 anos, no acampamento Rock Island, no estado de Washington (EUA), onde ele morava dentro de um carro. Desde 2 de junho, uma força-tarefa policial, que inclui agentes do FBI (polícia federal dos EUA), procurava Travis. Após os homicídios, ele fugiu sem deixar qualquer rastro.
O ex-militar e com treinamento para sobreviver sob condições extremas, de 32 anos, teria sufocado as filhas durante uma visita agendada para a custódia, e seus corpos foram encontrados no mesmo acampamento.
Durante as operações, restos mortais que seriam de Travis foram encontrados na semana passada e, na última quarta-feira (24/9), agentes federais dos EUA disseram que ele estava morto, conforme consta de documentos apresentados ao tribunal.
Mas autoridades do condado de Chelan alertaram que os agentes federais haviam se precipitado, afirmando que não estavam em condições de confirmar a morte de Travis.
Ao mesmo tempo, circularam em redes sociais teorias da conspiração sobre o corpo encontrado. Uma delas afirmava que Travis havia matado um homem e posto as suas roupas no cadáver para enganar a polícia.
Os investigadores solicitaram uma rodada extra de testes de DNA e agora confirmaram, no dia seguinte, que Travis está de fato morto.
“Espero que você possa descansar mais tranquila à noite sabendo que Travis foi encontrado”, disse Mike Morrison, policial de Chelan, á mãe das meninas mortas, Whitney.
A causa da morte não foi revelada.
O crime
As três meninas foram vistas pela última vez em 30 de maio. No dia seguinte, o Departamento de Polícia de Wenatchee emitiu um alerta de pessoas desaparecidas e informou que as meninas “poderiam estar impossibilitadas de voltar para casa sozinhas”.
A polícia informou que as meninas saíram com o pai por volta das 17h, horário local, do dia 30 de maio e não foram vistas ou ouvidas desde então. Em 2 de junho, as autoridades cancelaram o alerta e revelaram que haviam encontrado os corpos das três crianças. Elas foram mortas asfixiadas com o uso de sacos plásticos.
A força-tarefa seguiu algumas pistas de “avistamento” de Travis, mas nenhuma delas se mostrou correta. Autoridades consideraram a possibilidade de o ex-militar ter fugido para região remota do Canadá. Não se descartava que ele tivesse morrido durante a fuga.