Suspenso há seis anos, a volta do horário de verão continua sendo pauta nas reuniões do governo federal.
Após circularem informações nas redes sociais de que o horário de verão seria restabelecido pelo Executivo, o MME (Ministério de Minas e Energia) informou, em nota, que o assunto é permanentemente avaliado pela Pasta, mas que ainda não há definição sobre o retorno.
O documento informa que as condições dos reservatórios são favoráveis, evoluindo dentro da normalidade ao longo do período seco, deixando o Sistema Interligado Nacional em situação melhor que no ano passado
“Estudos até fevereiro de 2026 confirmam o pleno atendimento de energia, conforme foi destacado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico”, diz o governo.
O MME ainda informa que o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) segue monitorando o sistema elétrico, subsidiando as autoridades com informações atualizadas “para fins da decisão mais adequada”.
Em 2019, o governo federal decidiu suspender o horário de verão. À época, a gestão argumentou que os hábitos de consumo de energia da população brasileira mudaram para o consumo diário de eletricidade na parte da tarde, enfraquecendo os resultados e desestimulando a adoção do adiantamento dos relógios.
Por: CNN Brasil