Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre aparece em 6º lugar no ranking nacional de potencial de mercado em 2025

Acre aparece em 6º lugar no ranking nacional de potencial de mercado em 2025

O Acre alcançou a 6ª colocação no ranking nacional de potencial de mercado em 2025, consolidando-se como uma das economias mais promissoras do país, de acordo com dados divulgados pela plataforma Ranking de Competitividade dos Estados, desenvolvida pela Tendências Consultoria. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 8, pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP).

O levantamento avalia diversos fatores que influenciam diretamente a atratividade econômica dos estados, como o tamanho e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a expansão da força de trabalho, além de indicadores de crédito — como qualidade do crédito para pessoa física, níveis de inadimplência, volume de crédito e o comprometimento de renda das famílias.

Com peso de 8,2% no índice geral de competitividade, o pilar “Potencial de Mercado” revela que, apesar de ter uma economia menor em termos absolutos, o Acre apresenta um equilíbrio eficiente entre dinamismo econômico e acesso ao crédito, o que impulsiona sua posição no ranking. O bom desempenho indica que o estado oferece um ambiente favorável para novos investimentos e expansão de negócios, além de representar um mercado consumidor em ascensão.

A posição coloca o Acre à frente de estados tradicionalmente mais desenvolvidos, como Amazonas (20º), Rondônia (15º), Amapá (14º) e Pará (16º). No topo da lista estão Roraima, em 1º lugar, e Tocantins, em 2º — dois estados que também vêm se destacando por seu dinamismo econômico.

O que o ranking avalia:

O estudo destaca que, embora economias maiores naturalmente atraiam mais investimentos, estados menores e mais dinâmicos podem oferecer vantagens competitivas importantes, justamente por apresentarem mercados em expansão e melhores condições de crédito, o que favorece empresas, investidores e consumidores.

Para acessar a íntegra dos dados e conferir a posição de todos os estados, basta visitar: rankingdecompetitividade.org.br.

Sair da versão mobile