Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre confirma foco de praga que ameaça produção de banana em município do interior

Acre confirma foco de praga que ameaça produção de banana em município do interior

Foto: Adapar

Um foco da praga quarentenária moko da bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2) foi identificado em uma propriedade rural no município de Rodrigues Alves, interior do Acre. A confirmação foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/GO), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), após notificação enviada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AC), nesta segunda-feira, 22

A bactéria representa uma ameaça direta à produção agrícola, especialmente à cultura da banana, e pode levar à morte das plantas infectadas. Segundo especialistas, os prejuízos econômicos podem ser significativos se a doença se espalhar para outras regiões produtoras do estado.

“Estamos trabalhando de forma imediata para evitar que o foco se amplie. O apoio dos produtores é fundamental nesse processo”, afirmou Gabriela da Silva Tamwing, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do Idaf.

Medidas emergenciais em andamento

Diante da situação, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC) já iniciou uma série de ações de contenção, conforme prevê a Instrução Normativa SDA/Mapa nº 17, de 27 de maio de 2009. Entre as medidas adotadas estão:

Orientações técnicas presenciais aos produtores locais.

A colaboração da comunidade rural é considerada essencial para a eficácia das ações de contenção. A recomendação é que os agricultores redobrem a atenção aos sintomas da praga, como:

Ao identificar qualquer sinal suspeito, o produtor deve procurar imediatamente o Idaf. Também é recomendado que a aquisição de mudas seja feita apenas em locais certificados, provenientes de áreas livres da praga.

Contatos para orientação técnica:

Idaf: (68) 3215-3426

Ouvidoria: (68) 3221-3394

Instagram: @idafacre

Sair da versão mobile