Unindo moda e sustentabilidade, o Acre Moda Revolução promove, a partir desta quarta-feira, 10, o maior festival de moda sustentável do estado. A programação vai das 9h às 16h no Horto Florestal em Rio Branco, com entrada gratuita. Serão cinco dias seguidos de evento, que conta com 10 estandes, materiais de apoio e mais de 20 profissionais auxiliando nas atividades.
Os interessados irão encontrar oficinas e atividades sobre:
- customização e upcycling;
- conserto e reparo de roupas;
- croqui de moda;
- desenho e pintura em tecidos;
- patchwork criativo;
- ecobag sustentável
- minha roupa do zero;
- laços e turbantes;
- troca e bazar de roupas.
Segundo Denise Arruda, coordenadora do projeto, a ideia do festival vai além da criação de peças ou da costura, mas proporcionar satisfação nos alunos em obter criações feitas pelas próprias mãos e criatividade.
“Temos muitos propósitos: resgatar a costura, estimular a criatividade, incentivar o reaproveitamento e promover a sustentabilidade. Mas, acima de tudo, nosso maior objetivo é que cada pessoa tenha a satisfação de criar com as próprias mãos e possa dizer com orgulho: ‘Essa peça fui eu que fiz’. Creio que vamos ouvir ao longo dos 5 dias”, conta.
Além disso, o projeto busca suprir e incentivar o mercado da moda local, que, na visão de Denise, enfrenta a falta de incentivo e visibilidade.
“O desafio está no fato de que, por o Acre não contar com eventos de moda frequentes, torna-se ainda maior a missão de fazer com que as pessoas compreendam e valorizem a proposta da moda criativa. Eu mesma já ouvi amigos e até outras pessoas dizendo que nunca tinham ido a um desfile, por exemplo”, explica.
Confira: