O Acre vai enfrentar um fim de semana marcado por calor, sol e nuvens, com chuvas passageiras e pontuais que podem atingir algumas regiões com mais intensidade. Segundo o pesquisador climático Davi Friale, mesmo rápidas, essas precipitações “podem ser fortes e acompanhadas de temporais, com ventanias e raios, podendo causar transtornos à população de áreas vulneráveis, como inundação repentina de ruas, transbordamento de córregos, queda de galhos e árvores e danos às edificações”.
As temperaturas durante a tarde deverão variar entre 34 e 37ºC, enquanto as mínimas, registradas no início do dia, ficarão entre 21 e 24ºC. “Os ventos não terão uma direção fixa, podendo soprar, entre fracos e calmos, às vezes moderados ou fortes, de qualquer direção”, acrescenta Friale.
O especialista detalha ainda a umidade relativa do ar, que “deverá oscilar entre 30 e 45% no leste e no sul do Acre, e entre 40 e 55% no centro e no oeste do estado”. Ele alerta que “chuvas mais intensas poderão ocorrer entre segunda-feira e terça-feira, dias 15 e 16, em qualquer município acreano”, reforçando a necessidade de atenção em áreas de risco.