Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreano de 12 anos conquista pódio no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar

Acreano de 12 anos conquista pódio no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar

A estreia virtuosa coloca Elson Rúben entre os dez melhores enxadristas escolares do país (Foto: Reprodução\FXA)

O estudante Elson Rúben, de 12 anos, garantiu um lugar no pódio do Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez 2025, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Caxambu (MG). Aluno do 7º ano do Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET), em Rio Branco, ele terminou em sexto lugar, somando quatro pontos.

A estreia virtuosa coloca-o entre os dez melhores enxadristas escolares do país e representa um marco inédito. Até então, nenhum representante acreano dessa faixa etária havia alcançado medalha em competições de alcance nacional.

Em 2023, aos 15 anos, Maria Alice foi a única atleta do estado a conquistar título na competição. Agora, com o desempenho de Elson Rúben, o Acre volta a se destacar no xadrez escolar nacional, reforçando o potencial do jovem – que já é considerado uma revelação promissora.

Nas redes sociais, a Federação de Xadrez do Acre (FXA) comemorou o resultado: “Você acaba de escrever uma página histórica para o xadrez do Acre e de inspirar toda uma nova geração de enxadristas! Parabéns, Elson Rúben!”.

Acreano de 12 anos conquista pódio no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar
A delegação foi representada pelos enxadristas Douglas Cunha, Yvan Lucas, Elson Rúben e Williams Fernandes, acompanhados pelo presidente da FXA Neurismar Rocha (Foto: Reprodução/FXA)

Além dele, outros três acreanos participaram da disputa: Douglas Cunha, Yvan Lucas e Williams Fernandes. Porém, nenhum deles conseguiu pontuação suficiente para figurar entre os dez primeiros colocados.

A preparação dos atletas teve suporte da direção do CMET, sob coordenação da major Ivanise Pontes, e da equipe pedagógica da unidade. Já a participação da delegação foi viabilizada por meio de parcerias institucionais, envolvendo o governo, por meio da Casa Civil, a Associação dos Procuradores do Estado (Apeac), a Polícia Militar (PM) e a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da escola.

Sair da versão mobile