Com foco na participação popular e na construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais forte e acessível, Acrelândia se prepara para realizar, no próximo dia 25, a Conferência Municipal de Saúde. O evento, convocado por decreto oficial da Prefeitura, promete reunir comunidade, gestores e profissionais da área para debater melhorias nos serviços de saúde pública, com destaque para atenção primária, saúde mental e vigilância em saúde.
A conferência visa discutir diretrizes e propostas para o fortalecimento do SUS no âmbito municipal, reunindo gestores, profissionais de saúde, representantes da sociedade civil e conselheiros municipais. O encontro será coordenado pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Raimunda Nonata Barbosa de Lima Rezende, e presidido pela secretária municipal de saúde, Fernanda de Souza Menezes dos Santos.
O evento estará situação em eixos temáticos da conferência:
- Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde como fundamento do SUS em Acrelândia;
- Vigilância em Saúde como estratégia de prevenção, promoção e resposta às necessidades da população local;
- Saúde Mental no território, com foco em acesso, acolhimento e inclusão social.
De acordo com o decreto, a conferência promoverá uma série de atividades, entre elas:
- Atualização e ampliação do Mapa da Saúde do município;
- Análise da situação de saúde local com participação da comunidade e técnicos;
- Avaliação da estrutura dos serviços de saúde, pactuações intergestores, equipes, processos de gestão, redes de atenção, regulação de pacientes, participação social, entre outros aspectos.
O relatório final do evento servirá de base para a formulação de políticas públicas locais e será monitorado tanto pelo Conselho Municipal de Saúde quanto pela Secretaria Municipal de Saúde.
As despesas para a realização da conferência ocorrerão por conta do orçamento da Secretaria Municipal de Saúde.