Das periferias às comunidades indígenas, a Água AMA da Ambev vem democratizando o acesso à água potável no Brasil. No último ano, a marca retornou à Aldeia Mutum, no Acre, para ampliar seu apoio às comunidades. Em parceria com a Água Camelo — startup de impacto social que leva esperança e qualidade de vida para famílias em situação de vulnerabilidade social e sem acesso à água tratada —, a Ambev reforçou suas ações de fortalecimento hídrico na região.
As atividades aconteceram durante o Festival Mariri Yawanawá, realizado pela própria comunidade, e incluíram a instalação de cinco novas Estações de Água Segura (EAS) em pontos estratégicos da aldeia, beneficiando cerca de 800 pessoas.
Além das estruturas fixas, o festival contou com um sistema móvel de abastecimento, composto por 20 galões de 20 litros com bombas elétricas. Esses galões eram abastecidos nas estações fixas e distribuídos pelos espaços de atividades, garantindo o acesso à água potável durante todo o evento.
“Nascemos com o propósito de democratizar o acesso à água potável no Brasil e, ao lado de nossos parceiros, estamos ampliando cada vez mais esse impacto. Já são mais de 3 milhões de brasileiros beneficiados por projetos de AMA, em comunidades espalhadas por todo o país. Trata-se não apenas de dar acesso a um bem vital, mas de também garantir saúde e dignidade a milhões de pessoas”, afirma Laura Aguiar, Diretora de Impacto e Relações com a Sociedade.
A atuação da Ambev na Aldeia Mutum começou em 2022, também durante o Festival Mariri Yawanawá. Na ocasião, foram instaladas centrais de distribuição de água de alta vazão em três pontos diferentes da aldeia. Além disso, foram distribuídos Kits Camelo em diversas áreas da comunidade, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população. A iniciativa se destacou pela eficiência e pelo impacto positivo, proporcionando mais saúde e bem-estar tanto para os indígenas quanto para os visitantes.
Água para todos
A parceria entre AMA e Água Camelo também já gerou impacto em outras regiões do país. Juntas, as duas atuaram no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, e em ações emergenciais de apoio aos povos indígenas do território Yanomami, colaborando com outras organizações para desenvolver e adaptar sistemas de captação, distribuição e tratamento de água nas aldeias e polos de saúde da Terra Indígena.
A Água AMA reverte 100% do seu lucro para projetos que ampliam o acesso à água potável — um recurso fundamental para a vida — e já impactou mais de 3 milhões de brasileiros e brasileiras. Nessa jornada, conta com parceiros importantes como a Água Camelo, que também foi uma das vencedoras da segunda etapa do programa 100+ Labs, em 2021.