Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Artista acreana realiza exposição de colagens nesta quinta-feira, em Rio Branco

Artista acreana realiza exposição de colagens nesta quinta-feira, em Rio Branco

Foto: Instagram

Unindo memória, afeto e múltiplas linguagens, a arquiteta e artista visual Andréia Farias promove nesta quinta-feira, 18, a partir das 19h, uma exposição de colagens no espaço Café com Poesia, em Rio Branco. A mostra marca sua despedida do Acre. 

“Vai ser um evento para também compartilhar um pouco com as pessoas esse meu lado artista. Tenho muita coisa inédita que nunca mostrei a ninguém. Acho que é o momento de mostrar um pouco dessa minha produção, porque dizem que a arte tem que ser feita para o mundo, né? A arte é para os outros, a arte não é só para a gente”, explica a artista. 

Natural de Senador Guiomard, com formação em Arquitetura e Patrimônio Cultural, Andréia traz em sua obra a ligação de diferentes expressões artísticas. Desde a infância, ela se dedicou ao desenho, fotografia e à pintura, encontrando na colagem a linguagem que une essas práticas.  

“Sempre gostei de várias mídias, sou multiartista, então eu trabalho com fotografia, fotografia analógica, fotografia digital, com desenho, com texto, com poesia, moda e história da arte. Então sempre fui coletando coisas, informações e sempre muito interessada na produção de outros artistas também. E aí eu fui, e sempre tive diários, cadernos, e eu fui juntando todos esses elementos e criando colagens mesmo”, conta Andréia.  

Em suas composições, utiliza fotografias de família, enciclopédias, plantas e outros materiais carregados de memória e identidade. A artista explica que a colagem é uma técnica acessível e plural, que permite misturar elemento criando significados a partir deles.  

“Colagem é uma linguagem artística que surgiu aí como conceito a partir da época do cubismo, Picasso fazia nas obras dele, porque colagem é basicamente misturar elementos, diferentes elementos, de diferentes naturezas para criar uma composição única. Então, esses elementos tanto podem ser imagens, podem ser objetos, podem ser texturas, folhas, plantas, pode ser qualquer tipo de coisa que você coloque junto, que você crie uma composição através delas”, afirma. 

Confira:

Artista acreana realiza exposição de colagens nesta quinta-feira, em Rio Branco
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile