Em clima de civismo e sob céu limpo, o desfile cívico-militar de 7 de Setembro reuniu autoridades, estudantes e forças de segurança na manhã deste domingo, 7, em frente ao Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana. O governador Gladson Camelí (PP) e o prefeito Tião Bocalom (PL) participaram da cerimônia, marcada por discursos que exaltaram a independência, a democracia e o compromisso com a população.
Durante a solenidade, Camelí defendeu a pacificação política e o foco na execução de políticas públicas. “O Brasil tem que se acalmar. Estamos em 2025, é o ano de executar. Disputas de ego e poder só prejudicam o povo”, afirmou. O governador também mencionou avanços em sua gestão, como a contratação de quase 5 mil servidores públicos e a geração de mais de 50 mil empregos na iniciativa privada.
Bocalom, por sua vez, ressaltou a importância do civismo e da valorização do país. “Nós precisamos gostar do Brasil, do nosso estado, do nosso município. O civismo deve ser despertado todos os dias”, disse. O prefeito também elogiou o caráter ordeiro e trabalhador do povo brasileiro, destacando a diversidade e a riqueza nacional, da Amazônia ao Sul do país.
A cerimônia deste ano contou com mudanças logísticas. Pela primeira vez, o desfile ocorreu na Rua Benjamin Constant, com início em frente à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e término na Rádio Difusora Acreana. Arquibancadas foram montadas para receber até 1.500 pessoas, e a organização disponibilizou banheiros e pontos de água para o público.
Em sua fala, Camelí também fez referência à soberania nacional e à necessidade de proteger os valores democráticos. “Devemos cuidar do diamante que é o Brasil. O Acre é um estado patriota, onde se vê no semblante das pessoas a esperança de dias melhores”, declarou.
O evento, que não foi realizado em 2024 devido à má qualidade do ar provocada por queimadas, voltou em 2025 com estrutura reforçada e apelo à união. Para Camelí, o desfile é mais do que uma celebração. “É um momento de relembrar o nascimento da independência, como relembramos nossos aniversários. O Brasil vai cuidar do seu povo.”
A programação seguiu com apresentações de escolas, bandas marciais e tropas militares, encerrando a manhã com aplausos e bandeiras erguidas.
GALERIA DE IMAGENS | JUAN VICENT