6 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

6 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório

Imunizante deve começar a ser distribuída no SUS em novembro

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
14/09/2025 - 16:07
Vacina contra VSR será produzida no Brasil; distribuição pelo SUS começa em novembro para gestantes e recém-nascidos (Foto: Tony Winston | Agência Brasília)

Vacina contra VSR será produzida no Brasil; distribuição pelo SUS começa em novembro para gestantes e recém-nascidos (Foto: Tony Winston | Agência Brasília)

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Ministério da Saúde anunciou, na última quarta-feira, 10, uma parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer para a produção nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias graves em bebês, incluindo quadros de bronquiolite.

A previsão é que as primeiras 1,8 milhão de doses sejam entregues até o fim deste ano. Em fevereiro, a pasta já havia confirmado a incorporação do imunizante ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o acordo, a distribuição da vacina contra o VSR na rede pública, para gestantes e bebês, deve começar na segunda quinzena de novembro.

Devem ser imunizadas, por meio de dose única, gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A vacinação materna, segundo o ministério, favorece a transferência de anticorpos para o bebê, contribuindo para a proteção nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade ao VSR.

“O VSR é uma das maiores causas de hospitalizações em UTI, nos primeiros 6 meses de vida e justamente nos primeiros meses o risco é muito mais alto. Eu vejo muitas mulheres com medo, adiando as vacinas da gestação, mas elas são seguras, não geram nenhuma má formação, não trazem nenhum prejuízo para a gravidez e também não oferecem risco de aborto ou parto prematuro”, esclarece a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações Isabela Ballalai.

De acordo com o ministério, o vírus é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e por 60% dos casos de pneumonias em crianças menores de 2 anos. A cada cinco crianças infectadas, uma precisa de atendimento ambulatorial e, em média, uma em cada 50 acaba hospitalizada no primeiro ano de vida.

Dados da pasta mostram ainda que, no Brasil, cerca de 20 mil bebês menores de um ano são internados anualmente. O risco é mais elevado entre prematuros, cuja taxa de mortalidade é sete vezes maior do que em crianças nascidas a termo – grupo que representa 12% dos nascimentos no país.

“A vacina tem potencial para prevenir cerca de 28 mil internações por ano, oferece proteção imediata aos recém-nascidos e beneficiará aproximadamente 2 milhões de bebês nascidos vivos”, informou o comunicado.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Esclerose múltipla
O Brasil também passará a produzir, por meio de parceria de desenvolvimento produtivo (PDP), o natalizumabe, medicamento biológico usado no tratamento da esclerose múltipla. De acordo com o ministério, a transferência de tecnologia será feita pela farmacêutica Sandoz para o Instituto Butantan.

“A vulnerabilidade do país na oferta de insumos durante a pandemia de covid-19 e os recentes episódios relacionados a aplicação de tarifas abusivas às exportações brasileiras reforçam a importância da soberania do SUS para garantir o acesso da população a medicamentos e tratamentos”, avaliou a pasta em nota.

O natalizumabe é indicado a pacientes com a forma remitente-recorrente de alta atividade, que corresponde a cerca de 85% dos casos, e que não responderam de forma adequada a outros tratamentos. O medicamento é ofertado no SUS desde 2020, mas atualmente há apenas um único fabricante com registro no país.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que compromete o sistema nervoso central e afeta principalmente adultos jovens, com idade entre 18 e 55 anos. É caracterizada pela desmielinização da bainha de mielina, que possibilita a condução de impulsos elétricos responsáveis pelo controle das funções do organismo.

Fonte: Agência Brasil

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Lula sanciona lei que estabelece ações para reduzir partos prematuros

Próxima Notícia

Dominante, Flamengo extermina mais um tabu e vence o Juventude pelo Brasileirão

Mais Notícias

Foto: Juan Vicent Diaz
3º destaque

Temporal em Rio Branco: em apenas 3h30, choveu o equivalente a oito dias de dezembro

06/12/2025
Foto: Reprodução
2º destaque

Por conta das chuvas, governo adia acender das luzes e Cantata de Natal no Palácio; evento será neste domingo, 7

06/12/2025
Foto: Leandro Chaves
4º destaque

Vereadores aprovam tarifa zero no transporte público no fim de ano e distribuição de brinquedos em Rio Branco

06/12/2025
PL Acre declara apoio à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro após indicação de Jair Bolsonaro
Destaques Cotidiano

PL Acre declara apoio à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro após indicação de Jair Bolsonaro

06/12/2025
Foto: Marcos Araújo/Secom
6º destaque

URGENTE: Prefeitura adia acender das luzes de Natal em Rio Branco por causa das chuvas; veja nova data

06/12/2025
Foto: Carina Menezes
1º destaque

Caravana de Natal da Coca-Cola volta a percorrer as ruas de Rio Branco neste sábado, 6

06/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Arrascaeta e Emerson Royal comemoram gol do Flamengo contra o Juventude (Foto: Luiz Erbes | AGIF)

Dominante, Flamengo extermina mais um tabu e vence o Juventude pelo Brasileirão

O Barcelona venceu o Valencia por 6 a 0 (Foto: Lluis Gene | AFP)

Raphinha entra, marca dois e Barcelona goleia Valencia por La Liga

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre