O Colégio Militar Estadual Dom Pedro II, em Rio Branco, abriu, na edição desta terça-feira, 2, do Diário Oficial do Estado (DOE), processo seletivo para ingresso de novos alunos no 6º ano do Ensino Fundamental II em 2026. Ao todo, serão ofertadas 120 vagas para o turno vespertino, sendo 50% reservadas a dependentes de militares estaduais do Acre. As inscrições ocorrem de 6 a 10 de outubro e o processo inclui sorteio público e avaliação escrita.
O edital estabelece todas as regras do processo seletivo. Segundo o documento, o processo será dividido em três etapas: inscrição, sorteio público e prova escrita.
O sorteio, marcado para o dia 18 de outubro, será realizado em dois momentos distintos: às 8 horas para os dependentes de militares e às 10 horas para os candidatos da comunidade civil. O dobro de candidatos em relação ao número de vagas será sorteado, formando uma pré-seleção para a próxima fase.
A avaliação escrita, que ocorrerá no dia 2 de novembro, abordará conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e produção textual, referentes ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para ser aprovado, o candidato deverá alcançar pelo menos 50% de aproveitamento em cada disciplina.
As inscrições poderão ser feitas presencialmente na sede do colégio, localizada na Rua Nonato Corrêa Lima, Loteamento Santo Afonso, em Rio Branco, ou pela internet, com link a ser divulgado. Os candidatos devem ter entre 10 e 11 anos completos até 31 de dezembro de 2026, estar cursando ou ter concluído o 5º ano do Ensino Fundamental e não ter histórico de exclusão disciplinar.
Além disso, o edital garante a reserva de até 5% das vagas para candidatos com deficiência (PcDs), respeitando critérios de inclusão e a classificação na avaliação.
Leia o edital na íntegra: