O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) declarou situação de emergência em um trecho de 73,43 km da BR-364/AC, entre Manoel Urbano e Feijó, conhecido como “Vale das Erosões”. A medida, publicada em portaria nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial do União (DOU), reconhece as condições críticas da rodovia e autoriza contratações emergenciais para conter o avanço da degradação.
O segmento, que vai do km 411,32 ao km 484,75, sofre com erosões profundas, recalques diferenciais, deformações na pista e assoreamento de dispositivos de drenagem, o que coloca em risco a segurança dos motoristas e pode levar à interrupção total do tráfego. As fortes chuvas típicas da Amazônia intensificam ainda mais os problemas.
A declaração de emergência soma-se aos investimentos já anunciados pelo governo federal. No início de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Acre para assinar a ordem de serviço de recuperação da BR-364, garantindo mais de R$ 800 milhões para a obra.
Na ocasião, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que os serviços não serão interrompidos durante o período chuvoso, já que será aplicada uma técnica de pavimentação chamada macadame hidráulico, que evita que a água comprometa os trabalhos.