A tecnologia chegou para complementar os estudos de quase 200 jovens do bairro Cidade do Povo, em Rio Branco. Nesta quinta-feira, 25, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), entregou 192 tablets com acesso à internet para os estudantes da Escola Estadual Raimunda Pará.
A iniciativa integra o plano do Departamento de Tecnologias Educacionais e da Informação (Detei) da SEE, que prevê a distribuição de dez mil dispositivos ao longo de 2025. Até agora, sete mil já foram entregues a escolas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o chefe do Detei, José Batista Neto, o projeto tem impacto direto na qualidade da educação. “Nosso objetivo é garantir que cada aluno tenha as mesmas oportunidades. Até o fim de 2025, todo o cronograma de entregas será concluído, fortalecendo ainda mais o processo de ensino e aprendizagem no estado”, afirmou.
Impacto positivo
Para os alunos, os tablets representam mais que uma ferramenta digital — significam novas oportunidades. O estudante do 2º ano do ensino médio, Ruan Mourão, relatou o impacto que o dispositivo terá em seus estudos.
“Principalmente estudar, buscar mais conhecimento nos aplicativos, acompanhar as aulas. Comprar material físico é muito caro e com o tablet a gente consegue ter acesso de forma mais fácil. Para mim, simboliza um incentivo muito importante. Essa entrega pode transformar o futuro de jovens daqui, que muitas vezes são vistos só pelas dificuldades, mas que têm talento intelectual, esportivo e podem chegar a ser até presidentes, senadores. É um momento marcante para a nossa escola e para a comunidade”, avaliou.
Natani Costa, mãe de uma das alunas contempladas, reforçou que o recurso vai ajudar diretamente na preparação para o futuro. “Isso é muito importante para o ensino da minha filha. Vai facilitar pesquisas, trabalhos e, principalmente, a preparação para o Enem. Eu vejo uma evolução muito grande na qualidade da escola, no ensino, e essa iniciativa só reforça esse avanço”, afirmou.
Escola fortalecida
A gestora da unidade, Sannye Pires, ressaltou que o investimento é mais uma vitória para garantir a permanência dos estudantes. “Muitos alunos não têm celular ou computador e agora terão condições de acompanhar melhor os conteúdos. É uma grande vitória, com outros programas como o Prato Extra, os kits escolares e o fardamento. São ações fundamentais para garantir que nossos alunos tenham um futuro brilhante”, destacou.
Fonte: Agência de Notícias do Acre