20 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

20 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

INSS: em meio à força-tarefa contra fraudes em empréstimos, veja como bloquear o consignado na sua aposentadoria

Após receber inúmeras reclamações de descontos sem autorização, Ministério da Previdência investiga irregularidades em consignados.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
20/09/2025 - 14:30
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Manda no zap!CompartilharTuitar
RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que montou uma força-tarefa previdenciária para investigar irregularidades em empréstimos consignados feitos sem autorização em nome de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi tomada após a pasta receber, desde maio, inúmeras reclamações de beneficiários que notaram descontos em seus pagamentos sem nunca terem contratado crédito. A situação levanta uma dúvida: como o aposentado pode se proteger contra as fraudes?

“A primeira coisa que fiz foi mandar isso para a inteligência, para a força-tarefa previdenciária. Quero saber quem está fazendo isso com os nossos aposentados”, disse Queiroz em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O ministro contou que já recebeu um relatório preliminar das apurações, considerado sigiloso, mas que servirá de base para reuniões com bancos e fintechs.

“Estamos investigando, olhando com lupa, fazendo um pente-fino nesses consignados. Não queremos saber de fraudes, de descontos indevidos e vamos agir com muito rigor”, afirmou.

De acordo com ele, o objetivo é preservar os segurados e também a imagem do próprio INSS. Enquanto as apurações seguem, o instituto orienta aposentados e pensionistas a manterem seus benefícios bloqueados para operações de crédito consignado. O bloqueio pode ser feito sem sair de casa, pelo site ou aplicativo Meu INSS, e impede que qualquer empréstimo seja contratado em nome do segurado sem autorização.

Como bloquear empréstimos consignados

 

  • Acesse o aplicativo (Android/iOS) ou site Meu INSS.
  • Faça login com CPF e senha da conta Gov.br.
  • Digite “Empréstimo” na busca.
  • Clique em “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”.
  • Leia as instruções, avance e confirme a solicitação.

 

Caso precise contratar o crédito no futuro, o beneficiário pode desbloquear seguindo os mesmos passos. Quem não tem acesso à internet pode solicitar o serviço pela Central 135.

Vale frisar que aposentadorias e pensões recém-concedidas ficam bloqueadas por um período de 90 dias. Após esse prazo, o segurado tem a opção de realizar o desbloqueio.

Na tela inicial, use o campo de busca para digitar “extrato de empréstimo consignado” ou só “extrato de empréstimo”.

Como saber se há empréstimo no benefício

 

Os aposentados e pensionistas podem gerar um extrato pode ser consultado a qualquer momento para acompanhar os descontos e identificar possíveis irregularidades ou fraudes.

  • Na próxima tela do Meu INSS, escolha o benefício para o qual deseja consultar o extrato.
  • Aparecerá o documento detalhado com informações sobre os empréstimos consignados ativos, incluindo instituições financeiras, valores contratados, parcelas, prazos e margem consignável disponível.
  • Para guardar o extrato, clique na opção para baixar o documento em PDF e salve no dispositivo.

 

Mudanças constantes nos desbloqueios

 

A biometria passou a ser obrigatória em 2022 para a liberação da contratação de consignado por aposentados e pensionistas do INSS. Em maio deste ano, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, determinou o bloqueio de todos os benefícios previdenciários para novos registros de empréstimos consignados, em cumprimento a uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), devido a ocorrência de inúmeras fraudes.

Desde então para realizar o desbloqueio, o segurado precisava autorizar por meio de biometria facial — tecnologia que usa características do rosto de uma pessoa para confirmar sua identidade. Além disso, a exigência passou a valer para todos os beneficiários, independentemente da data de concessão do auxílio. Antes, era para benefícios concedidos a partir de abril de 2019, agora

Neste mês, o governo autorizou mais uma mudança: liberação do consignado também pode ser feita com a senha do banco. A medida foi permitida para beneficiar aposentados e os pensionistas que não têm biometria registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse grupo de pessoas estava impedido de tomar empréstimo consignado porque não havia como fazer o desbloqueio.

Onde reclamar em caso de fraude

 

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, recebe queixas sobre transações de crédito consignado irregulares. As reclamações podem ser feita pelo Portal do Consumidor.

Também é possível fazer denúncias no o Procon local. O órgão também oferece orientação para as vítimas.

Por Extra

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Aprovados em concursos públicos terão mais tempo para realizar inspeção médica

Próxima Notícia

Trump eleva para mais de R$ 500 mil taxa do visto para trabalhadores especializados

Mais Notícias

Rio Branco terá ato neste domingo contra a PEC da Blindagem no Congresso
5º destaque

Rio Branco terá ato neste domingo contra a PEC da Blindagem no Congresso

20/09/2025
Foto: governo federal
Geral

Marechal Thaumaturgo lança programa de qualificação para jovens aprendizes

20/09/2025
Foto: Prefeitura de Xapuri
Geral

Xapuri oferece desconto de 30% para pagamento à vista do IPTU 2025; veja detalhes

20/09/2025
Foto: Alice Leão/Sete
3º destaque

Acre testa novo sistema de alertas da Defesa Civil para situações de risco

20/09/2025
Foto: cedida
6º destaque

Polícia Civil terá novo complexo na Cidade do Povo com conclusão prevista para janeiro de 2026

20/09/2025
Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo
Destaques Cotidiano

Aprovados em concursos públicos terão mais tempo para realizar inspeção médica

20/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Win McNamee/Getty Images

Trump eleva para mais de R$ 500 mil taxa do visto para trabalhadores especializados

Foto: cedida

Polícia Civil terá novo complexo na Cidade do Povo com conclusão prevista para janeiro de 2026

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre