Até 12 de setembro, moradores de Santa Rosa do Purus terão acesso presencial a serviços do INSS que, normalmente, só são ofertados em agências da Previdência Social. A ação inédita começou na segunda-feira, dia 8, e inclui análise de documentos e concessão de auxílios da Previdência Social, como salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria por idade e outras proteções sociais do INSS.
Para isso, além das orientações e serviços administrativos, estão sendo realizadas perícias médicas e avaliações sociais diretamente no local.
Com acesso apenas pelo rio Purus ou por transporte aéreo, o município tem mais de 60% da população formada por indígenas, principalmente dos povos Huni Kuin e Madiha, e está situado na fronteira do Acre com o Peru. A região é considerada de difícil acesso e está distante dos principais serviços dos centros urbanos. O atendimento está sendo feito por técnicos do INSS de Rio Branco, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.
“Estamos empenhados em chegar até quem mais precisa da Previdência Social, e Santa Rosa do Purus representa bem esse desafio. A presença do INSS no município é um marco de inclusão e respeito aos direitos dos povos indígenas e das comunidades isoladas do nosso estado”, afirma Rusemberg de Lima Costa, gerente-executivo do INSS em Rio Branco.
O superintendente regional, Iracemo Costa Coelho, ressalta que a iniciativa faz parte do projeto INSS em Ação, voltado para ampliar o acesso aos serviços previdenciários em regiões remotas do Norte e Centro-Oeste. O objetivo é reconhecer direitos, agilizar processos e reforçar a presença do Estado junto às populações vulneráveis.
Após Santa Rosa do Purus, o mutirão itinerante do INSS seguirá para outro município de difícil acesso, Jordão, também no Acre, onde o atendimento presencial será oferecido pela primeira vez.
Serviço:
O atendimento presencial do INSS em Santa Rosa do Purus acontece até 12 de setembro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das 8h às 17h.
Fonte: Assessoria INSS