Nesta semana, o município de Jordão recebe, pela primeira vez, atendimentos presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até sexta-feira, 19, os moradores terão acesso aos serviços de análise de documentos e concessão de auxílios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Além disso, também serão feitas avaliações sociais e perícias médicas conectadas, em parceria com o Ministério da Previdência Social. Os atendimentos serão realizados na Câmara Municipal de Jordão, das 7h às 17h.
A iniciativa faz parte do projeto INSS em Ação, em parceria com a Gerência Executiva de Rio Branco, com o objetivo de reconhecer direitos, agilizar processos e reforçar a presença do Estado junto às populações vulneráveis. Em Jordão, 50% da população é indígena e grande parte vive em áreas rurais.
Acesso a direitos
Na última semana, o INSS esteve em Santa Rosa do Purus (AC), único município do estado autodeclarado indígena, onde realizou 260 atendimentos para serviços previdenciários. Durante cinco dias, foram concedidos 83 salários-maternidade, três pensões por morte, 23 BPCs, 14 aposentadorias rurais e por tempo de contribuição, bem como 53 atendimentos voltados à orientação e informação. As perícias médicas e avaliações sociais somaram 87. A população local é de 6.723 habitantes, composta em 60% por indígenas.
“Ficamos muito felizes de estarmos realizando atendimentos inéditos em municípios como Santa Rosa do Purus, na semana passada, e esta semana em Jordão. Sabemos das dificuldades que a população tem para acessar os serviços oferecidos pelo poder público. Esperamos atender o maior número de cidadãos e cidadãs nesta missão”, declarou Manoel Fernandes Maciel, coordenador da equipe de servidores do INSS que participam da ação.
Fonte: Assessoria