No Acre, a mandioca continua firme como principal produto agrícola, respondendo por 39% do valor total de produção em 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 495 mil toneladas produzidas, a cultura não só garante renda a famílias de pequenos agricultores, mas também reforça a presença do Estado no cenário agrícola nacional, em um ano em que o país registrou queda na produção de grãos e redução de preços de produtos-chave.
O levantamento da Pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM) aponta que o Acre colheu 97.461 hectares de culturas temporárias e permanentes, registrando crescimento de 13,5% no valor total da produção em comparação ao ano anterior. A mandioca, cultivada de forma intensa em todo o território estadual, teve participação recorde no valor da produção, passando de 33% em 2023 para 39% em 2024.
Enquanto outros grupos agrícolas, como cereais e oleaginosas, sofreram retração no valor de produção, a mandioca manteve sua estabilidade.