Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Médico denuncia uso de remédios sem eficácia contra Covid em unidades de saúde de Rio Branco

Médico denuncia uso de remédios sem eficácia contra Covid em unidades de saúde de Rio Branco

Foto: Sérgio Vale

O médico infectologista Thor Dantas fez um alerta público nas redes sociais, na última terça-feira, 23, sobre o uso de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19 em unidades básicas de saúde de Rio Branco. Segundo ele, profissionais da rede pública continuam prescrevendo fármacos como ivermectina e tamiflu, mesmo com a disponibilidade de antivirais específicos aprovados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A denúncia surgiu após uma paciente próxima ao médico, com sintomas respiratórios e fatores de risco, ter sido diagnosticada com Covid-19 e liberada com receita de medicamentos inadequados. Dantas afirma que o remédio indicado para casos iniciais da doença, o Paxlovid – composto por nirmatrelvir e ritonavir – está disponível nas unidades, mas não vem sendo utilizado.

“É inadmissível que, em 2025, o tratamento adequado esteja vencendo nas prateleiras enquanto pacientes saem com receitas que não têm mais respaldo científico”, disse o médico, que também relatou ter comunicado o caso a colegas da área e aos secretários de saúde do estado e do município.

O infectologista defende que haja capacitação urgente dos profissionais que atuam nas unidades básicas e de pronto atendimento, locais onde os casos costumam ser identificados. Para ele, é necessário atualizar os protocolos e garantir que os medicamentos corretos sejam prescritos, evitando agravamentos e internações.

O Paxlovid foi incorporado ao SUS como parte da estratégia de enfrentamento à Covid-19 e tem eficácia reconhecida na redução de complicações em pacientes com sintomas iniciais. A não utilização do antiviral, segundo Dantas, representa não apenas um risco à saúde pública, mas também desperdício de recursos.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ainda não se pronunciou sobre o caso.

Sair da versão mobile