Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Médico Thor Dantas alerta para risco de aumento de malária e Covid no Acre

Médico Thor Dantas alerta para risco de aumento de malária e Covid no Acre

Dr. Thor Dantas - Foto: Arquivo

O médico infectologista Thor Dantas alertou, neste fim de semana, para um possível crescimento nos casos de malária e Covid-19 no Acre. O aviso foi feito após visita à enfermaria B da Fundação Hospitalar do Estado, onde foram registrados quatro pacientes internados com malária e ao menos sete com diagnóstico confirmado de Covid.

Segundo Dantas, o número de internações serve como um “termômetro” do que ocorre nas comunidades. “Quando há pacientes internados em serviços de referência, significa que deve estar circulando muito mais na ponta, nas unidades básicas. Quatro casos de malária internados chamam atenção e indicam a necessidade de reforçar a vigilância”, disse.

Os pacientes com malária são oriundos de áreas rurais do Acre e do interior do Amazonas. Para o médico, esse cenário aponta a necessidade de o programa de controle da doença monitorar mais de perto a transmissão em 2025.

Dantas também destacou a presença de casos de Covid-19 no hospital. Embora os pacientes não tenham sido internados por complicações da doença, o infectologista ressaltou que o diagnóstico em pessoas hospitalizadas mostra que o vírus continua circulando intensamente.

Ele reforçou ainda que existe tratamento precoce disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), voltado a grupos de risco, como idosos, imunossuprimidos, pessoas com doenças crônicas e indivíduos sem esquema vacinal atualizado.

O medicamento, em comprimidos via oral, deve ser administrado até o quinto dia após o início dos sintomas para reduzir a chance de agravamento do quadro.

“Nem todos precisam tomar. Mas, para quem tem condições de risco, esse tratamento pode mudar a evolução da doença”, afirmou.

Sair da versão mobile