Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mesmo sem ocorrências graves, Defesa Civil diz que chuvas de setembro têm sido atípicas e faz alerta para população

Mesmo sem ocorrências graves, Defesa Civil diz que chuvas de setembro têm sido atípicas e faz alerta para população

Foto: Iryá Rodrigues

Apesar do dia ter sido chuvoso, Rio Branco não registrou nenhuma ocorrência grave, segundo informações divulgadas pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, nesta quinta-feira, 25. Apenas uma casa no Bairro Boa União – que já estava com risco de desmoronamento – teve de ser acionada para vistoria.

De acordo com Falcão, esta situação é costumeira quando a chuva é “mansa”, ou seja, sem temporais ou vendavais. Foram, ainda conforme averiguação da Defesa Civil, registrados aproximadamente 23 mm de chuva. “Não exatamente por causa da precipitação, quando a chuva é um temporal, mas porque a casa já estava com risco de algum problema: ela já tem um problema e a chuva piora”, enfatizou.

Ainda segundo o tenente-coronel, as chuvas em setembro têm sido atípicas para o período do ano, mas a população pode se precaver. “Principalmente pessoas que estão em área de insegurança, por assim dizer, devem fazer uma averiguação: colocar uma estaca, fazer um monitoramento. É importante para que algo mais grave não aconteça. Começou a chover, improvise uma medição”.

Se a situação se agravar, basta ligar 193, e pedir pelo apoio da Defesa Civil Municipal.

Sair da versão mobile