Moradores do Ramal do Brás, na zona rural de Rio Branco, bloquearam a BR-364 na manhã desta quinta-feira, 18, na altura do km 119, no Segundo Distrito, em protesto por melhorias na região. Entre as reivindicações dos manifestantes estão asfaltamento das vias, iluminação pública e reforço no policiamento.
A mobilização começou por volta das 7h e contou com dezenas de famílias. A Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) controlou o tráfego no local. Mesmo assim, houve congestionamento.
Durante o ato, um representante dos moradores usou o microfone para relatar situações de insegurança enfrentadas diariamente. “A gente não pode deixar nossas crianças pegar ônibus sozinhas. A gente não pode deixar nem um adulto pegar ônibus sozinho que tem perigo de ser assaltado”, afirmou.
Os manifestantes informaram que só pretendem liberar a passagem de forma definitiva após a presença de um representante da Prefeitura de Rio Branco para negociar as demandas. Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) esteve no local para dialogar com a comunidade.
O protesto ocorre duas semanas após moradores do bairro Belo Jardim II também interditarem a BR-364, nas proximidades da Escola Paulo Freire, para cobrar melhorias de infraestrutura. Na ocasião, estudantes participaram da manifestação com cartazes pedindo atenção do poder público.
A reportagem tentou contato com a prefeitura e aguarda retorno.