Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MP cobra construção urgente do CAPS em Rio Branco para atender saúde mental infantil

MP cobra construção urgente do CAPS em Rio Branco para atender saúde mental infantil

Foto: Governo de Goiás

O Ministério Público do Acre (MPAC) recomendou à prefeitura de Rio Branco e à Secretaria Municipal de Saúde que deflagrem, em até 30 dias, o processo licitatório para a construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). A medida visa garantir atendimento psicológico e psiquiátrico a crianças e adolescentes, diante do aumento da demanda por serviços especializados.

À GAZETA, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informou que a data da inauguração do prédio será divulgada em breve, e está inclusive em processo de finalização.

O procedimento administrativo instaurado pelo MPAC aponta que o projeto arquitetônico do CAPSi já está finalizado e que parte dos recursos para a construção é proveniente de emenda parlamentar. Apesar disso, até o momento, o processo licitatório não foi iniciado, ainda de acordo com o órgão.

Dados da SEMSA indicam que atualmente 41 crianças e adolescentes aguardam atendimento psiquiátrico, enquanto 2.679 jovens estão em lista de espera para acompanhamento psicológico, muitos com condições de prioridade elevada. O CAPSi tem como objetivo oferecer atendimento multiprofissional, contínuo e integrado, garantindo acompanhamento especializado para esse público.

O MPAC estabeleceu prazo de 15 dias para que o município informe, por escrito, as providências adotadas para dar início à licitação. A recomendação também foi enviada ao Tribunal de Contas do Estado, à Procuradoria-Geral de Justiça e à autora da emenda parlamentar, para acompanhamento do cumprimento.

Sair da versão mobile