2 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

MPAC discute melhorias no transporte aeromédico de pacientes do interior

Como encaminhamentos, órgão solicitou o envio dos planos de manutenção preventiva das aeronaves.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
26/09/2025 - 09:00
Foto: Cedida

Foto: Cedida

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, realizou, na terça-feira (23), reunião para tratar de entraves relacionados ao transporte aeromédico de pacientes do interior do estado como negativas de atendimento, limitações de infraestrutura e atrasos, além de propor melhorias na articulação entre os órgãos públicos e as empresas contratadas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A reunião, conduzida pelo promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, contou com a participação da secretária adjunta de Saúde, Ana Cristina Moraes; representantes do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre); das empresas Aerobran Táxi Aéreo e Ortiz Táxi Aéreo; do Serviço Móvel de Urgência (Samu); do Complexo Regulador; além de profissionais técnicos da área.

Segundo dados apresentados, entre janeiro e setembro de 2025, houve mais de 100 negativas de transporte aeromédico que foram solicitados às empresas, motivadas por problemas técnicos nas aeronaves, condições meteorológicas adversas, limitações de infraestrutura em aeródromos e fechamento noturno das pistas.

“O Ministério Público analisou os dados apresentados e propôs estratégias para otimizar o serviço de transporte aeromédico disponibilizado aos pacientes, visando, sobretudo, garantir agilidade e segurança no atendimento. Existem situações justificadas que impedem, momentaneamente, a transferência para a unidade referenciada, mas, em alguns casos, observamos situações evitaveis em que pode haver mudanças e tratativas para otimizar o serviço”, destacou o promotor.

Como encaminhamentos, o MPAC solicitou o envio, por parte das empresas contratadas, dos planos de manutenção preventiva das aeronaves. Além disso, ficou definido que o Deracre apresentará informações atualizadas sobre a homologação dos aeródromos perante a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Também ficou definido a intensificação de capacitações das equipes médicas em unidades do interior, especialmente para estabilização dos pacientes, bem como foi proposta a elaboração de protocolo integrado para regulação e atualização clínica de pacientes pelo Complexo Regulador, Sesacre e Samu.

Fonte: Agência MPAC

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Inmet emite alerta de chuva forte para todo o Acre, com ventos de até 60 km/h

Próxima Notícia

Cão é baleado em favela do Rio após ser ‘jurado de morte’ por traficantes

Mais Notícias

Foto: Juan Vicent Diaz
3º destaque

Acre fica sob dois alertas de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h até quarta-feira

02/02/2026
Foto: Arquivo/prefeitura
Geral

Acima da cota de transbordo, enchente do Rio Juruá já afeta 6 mil pessoas em Cruzeiro do Sul

02/02/2026
Confira todas as atrações do Carnaval 2026. Foto: Ingrid Kelly/Secom
2º destaque

Carnaval de Rio Branco 2026 terá cinco dias de shows, concursos e desfiles; veja a programação completa

02/02/2026
Foto: Reprodução Assessoria
6º destaque

Feira de adoção garante novos lares para pets e vacina quase 200 animais em Rio Branco

02/02/2026
Foto: Reprodução/Instagram
4º destaque

Jéssica Ingrede anuncia retorno do reality acreano “A Colônia” e abre vaga para participante do público

02/02/2026
Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
Geral

Cheia do Rio Acre já atinge 12 mil pessoas e alcança maior nível de 2026 em Rio Branco

02/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Cadelinha Nina é atendida após ser baleada — Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais

Cão é baleado em favela do Rio após ser 'jurado de morte' por traficantes

Coordenadora Silvania Souza, supervisora local, Diuliani Menezes e a coordenadora adjunta Lidiane Garcia - Foto: Cedida

Programa Mulheres Mil chega ao município de Feijó antes da inauguração do campus do Ifac

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre