O Acre deve se preparar para mudanças bruscas no tempo nos próximos dias. De acordo com o pesquisador climático Davi Friale, uma onda polar atingirá o estado a partir desta quinta-feira, 2 de outubro, derrubando as temperaturas, trazendo chuvas intensas e até temporais. As informações foram disponibilizadas na tarde desta segunda-feira, 29, no portal O Tempo Aqui.
“Alertamos para a alta probabilidade de ocorrência, durante esta semana, de sérios transtornos à população, como inundação de ruas, queda de galhos e árvores e danos às edificações”, afirmou, acrescentando que, até quarta-feira, 1º, o calor ainda predomina, com temperaturas que podem variar entre 32ºC e 35ºC, acompanhadas de pancadas passageiras de chuva — em alguns pontos, fortes.
Mas o cenário muda radicalmente na quinta-feira. “Não será uma típica friagem, porém a temperatura máxima deverá ficar abaixo de 27ºC no leste e no sul do Acre, onde estão Rio Branco e Brasileia”, explicou o pesquisador.
Na sexta-feira, 3, ao amanhecer, a previsão é de mínimas entre 18ºC e 21ºC. Os ventos, que até quarta-feira sopram de norte com pouca intensidade, também vão mudar de comportamento. “A partir de quinta-feira, com a chegada da onda polar, passarão a soprar de sudeste, entre fracos e moderados, com fortes rajadas que poderão ultrapassar 50 km/h, deixando o dia bastante ventilado”, destacou Friale.
Segundo o pesquisador, o fenômeno não deve ser confundido com as friagens típicas da região, mas ainda assim trará alívio para o calorão dos últimos dias.